ÁGUAS CLARAS GANHA FÓRUM


Águas Claras ganha fórum de 6,8 mil metros quadrados, Rollemberg destacou que o novo prédio vai ampliar o acesso judicial a moradores da região, de Vicente Pires e de Arniqueira

O Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro foi inaugurado na tarde de segunda-feira (11), em Águas Claras, com estimativa de rotatividade média de 5 mil pessoas por dia. Até então, as ações judiciais tramitavam no fórum de Taguatinga, onde a expectativa agora é de desafogar 47% dos processos, segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Na inauguração, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a importância do espaço. “Vai facilitar o acesso à Justiça principalmente para os moradores de Águas Claras, de Vicente Pires e de Arniqueira.” Para o presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, a melhoria vai diminuir o tempo de transporte dos requerentes dos processos. “Águas Claras estava refém de Taguatinga e agora tem uma representação populacional que precisa desse fórum.”

Varas

Com 6.856,8 metros quadrados de área construída, o prédio abriga seis varas: duas cíveis, uma criminal e tribunal do júri, uma de família e de órfãos e sucessões; um juizado especial cível; um juizado especial; e um juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, como está previsto na Resolução n°1, de 8 de janeiro de 2016, do TJDFT.

A obra começou em 2012, esteve paralisada por problemas financeiros e foi retomada em meados de 2014. O recurso para o projeto veio da União. O paulista Helládio Toledo Monteiro, que dá nome ao prédio, foi presidente do tribunal em 1984.

Reconhecimento

O diretor do fórum, desembargador Carlos Bismarck Piske, afirmou que o local é importante não só para a população, mas também para a imagem da região administrativa. “O reconhecimento de Águas Claras como um polo comercial e político demonstra respeito pela enorme população que não vai ter mais que se deslocar para outra região administrativa e agora vai ser atendida na própria cidade.”

Na solenidade, o governador hasteou a bandeira ao lado do presidente do tribunal e da presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Celina Leão (PPS), enquanto a banda do Corpo de Bombeiros Militar tocava o Hino Nacional.

Também estiveram presente a deputada distrital Telma Rufino (Sem Partido), o administrador regional de Águas Claras, Valdeci Machado, e o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, entre outras autoridades.

Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro
Quadra 202, Lote 1, Praça Irerê, Águas Claras
Das 12 às 19 horas

Da Redação | Foto Renato Araújo/Agência Brasília
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior SOBRE A ESCOLHA DA VIDA
Próximo QUASE UM FESTIVAL DE HUMOR