ANIMAÇÃO BRASILEIRA EM EXPANSÃO


Mercado brasileiro de animação vive o melhor momento da história, segundo especialista, com o longa “O menino e o mundo” em evidência, Sérgio Nesteriuk, docente da Universidade Anhembi Morumbi, comenta sobre o setor em franca expansão

A indicação ao Oscar de melhor animação para o longa “O menino e o mundo”, colocou o mercado brasileiro de animação na mira dos holofotes. Além de ter sido indicada à principal premiação do cinema mundial, a animação venceu mais de 40 prêmios, entre eles o de melhor longa-metragem no Festival de Cinema de Animação Annecy, o principal da categoria, reforçando a qualidade e o potencial das produções nacionais.

Segundo Sérgio Nesteriuk, docente do curso de Design de Animação da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, o atual momento da animação brasileira é o melhor da história e está em constante crescimento. “Os investimentos feitos nos últimos 15 anos pelas esferas pública e privada, pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e, claro, pelos próprios animadores, colocaram o Brasil em uma posição mais audaciosa como um produtor de conteúdo em animação, e não somente como mão de obra terceirizada, como ocorre na China e Índia”, explica o docente.

Outro fator apontado por Nesteriuk como importante combustível para o aquecimento do mercado é o aumento no consumo de animações pelo público, uma vez que as produções brasileiras estão cada vez melhores e mais acessíveis. Apesar do cenário positivo, o docente explica que a produção de animações no país ainda enfrenta desafios. “Além da manutenção das políticas públicas, é preciso investir no setor com visão mercadológica. A produção de uma única série ou de um longa-metragem pode empregar até 300 pessoas, representando uma potencial movimentação econômica”.

O especialista ressalta ainda que a formação de mão de obra qualificada também é uma questão importante para o mercado de trabalho. “A produção de séries, comerciais, as possibilidades nas mídias digitais e internet são áreas promissoras no país, por isso, o mercado precisa de profissionais preparados para atender à uma demanda que só tende a crescer”, completa o docente.

Atenta a esta demanda, algumas universidades têm investido em cursos de graduação na área de animação, visando formar profissionais aptos a realizar, além da produção, a gestão de projetos. É o caso da Universidade Anhembi Morumbi. Oferecido desde 2007, o curso de Design de Animação tem duração de dois anos e contempla em sua grade disciplinas como Animação 2D e 3D, Stop Motion e Elaboração e Gestão de Projetos de Animação.

* Sérgio Nesteriuk é doutor em Comunicação e Semiótica. Trabalhou como videomaker e produtor artístico e cultural no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Fundação Memorial da América Latina. Atuou como Diretor de Educação da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação). Consultor de roteiro e dramaturgia do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras (ANIMATV), e de outros projetos realizados por estúdios e produtoras. Roteirista, realizador independente premiado e júri de prêmios e editais. Professor do PPG em Design da Universidade Anhembi Morumbi e de seus Cursos de Graduação em Design de Games e em Design de Animação. O docente está disponível para conceder entrevistas sobre o assunto.

Sobre a Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 28 países, com mais de 80 instituições de ensino superior, totalizando mais de 1 milhão de alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino superior que possuem mais de 50 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da rede Laureate Brasil: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities
Líder global no segmento de educação superior, a Laureate International Universities é formada por mais de 80 instituições de ensino e reúne em sua comunidade acadêmica mais de 1 milhão de estudantes em 28 países nas Américas, Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

As instituições da Laureate oferecem cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) em áreas como arquitetura, administração, engenharia, gestão de hospitalidade, direito e medicina. Muitas instituições da Laureate estão classificadas entre as principais escolas de ensino superior de suas respectivas regiões, países e áreas de atuação, recebendo reconhecimento internacional por sua qualidade acadêmica. Para saber mais, visite www.laureate.net.

Da Redação | Foto John Download
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior IR: EVITE CAIR NA MALHA FINA
Próximo JARDIM BOTÂNICO EM FESTA