CARECAS COM CUIDADOS ESPECIAIS


Couro cabeludo de carecas precisa de cuidados especiais, a falta de pelo na área deixa a pele mais exposta ao sol, o que pode aumentar as chances de contrair câncer de pele

Um ditado popular diz que “é dos carecas que elas gostam mais”, no entanto, fazer parte desse time não é nada fácil. Sem pelos, o couro cabeludo fica muito mais sensível ao sol, por isso é importante ter cuidados na hidratação e proteção da área, para assim evitar futuros problemas como o câncer de pele.

O dermatologista Dr. Luciano Morgado conta que os cabelos formam uma proteção para a pele da região, e sem eles, o sol incide diretamente sobre a pele, o que aumenta a incidência de câncer de pele ao decorrer do tempo. “No caso dos carecas, é indicada a utilização de filtro solar com FPS 30 ou superior na região. Além disso, recomenda-se usar chapéus ou bonés com Fator de Proteção Ultravioleta (FPU)”, explica.

O médico conta alguns dos principais cuidados que as pessoas calvas devem tomar.

Lavagem: Sempre fica a dúvida de qual a temperatura ideal para lavar o cabelo, e isso se repete nas pessoas calvas. A água quente resseca muito a pele e os fios. Dessa forma, a água mais fria é melhor. Mas não há necessidade de ser gelada. Em couros cabeludos oleosos, há maior tolerância com relação à uma temperatura mais quente.

Higienização: Mesmo sem cabelo, é importante sempre lavar o couro cabeludo com xampu, pois tem as substâncias ideais para lavar a pele da região sem danificar ou ressecar muito os curtos fios de cabelo que estão nascendo. A escolha do xampu deve ser feita a partir do tipo de couro cabeludo. Seco, sensível, grosso e etc. Em casos de dúvida, é possível ir ao dermatologista para saber qual o tipo de pele e qual o produto ideal.

Corte: Mesmo sendo um corte mais simples, deve-se evitar raspar o cabelo com produtos usados para tirar a barba. O ideal é procurar um cabeleireiro para realizar a raspagem, pois possuem os aparelhos mais seguros para realizar o procedimento. Com a lâmina e espuma de barbear, há o risco de causar algum ferimento no couro cabeludo.

Hidratação: Não se deve usar qualquer hidratante para o couro cabeludo. Já existem produtos específicos, que, em geral, são menos oleosos, sendo mais tolerados pelo público masculino.

Sobre a Clínica Monte Parnaso

Instalada no Centro Médico Júlio Adnet, a Monte Parnaso é uma clínica com tratamentos diferenciados nas áreas de Dermatologia, Estética, Laser, Tricologia e Cirurgia Dermatológica. Responsáveis pelo espaço, Dra Ana Regina e Dr. Luciano Morgado são dermatologistas especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e com Registro de Qualificação de Especialista junto ao CRM-DF (RQE). O atendimento individualizado e diferenciado, as instalações modernas e tecnológicas (automação de iluminação, som, ar, TV e persianas) e a pontualidade são marcas registradas da clínica. Seus profissionais são atuantes na área da Dermatologia há mais de dez anos, em São Paulo e em Brasília e estão sempre presentes nos Congressos Médicos da Especialidade, visando atualização e oferecimento aos pacientes das melhores opções de tratamento.

Serviço

Clínica Dermatológica Monte Parnaso
End.: Centro Médico Júlio Adnet
SEPS 709/909 Bl. A Clínica 9 1º Subsolo Brasília-DF
Tel.: (61) 3263-0833 / 0834
Web: www.monteparnaso.com.br

Da Redação | Foto John Download
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior BRASÍLIA RECEBE "PERDOAR-TE"
Próximo BEYONCÉ E COLDPLAY JUNTOS