CICLO DE CINEMA ESPAÇO FEMININO


Instituto Cervantes abre programação cultural de 2017 com festival de filmes realizados por mulheres. Dias 9 e 10/03 com sessões às 19h e 20h30. Entrada franca

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Instituto Cervantes realiza o ciclo cinematográfico Espaço Feminino, nos dias 9 e 10 de março. A mostra traz uma seleção de documentários produzidos por mulheres, em espaços de reflexão. Os filmes correspondem a preocupações sobre a história e a filosofia da cultura feminina e promovem um debate informativo e criativo sobre a perspectiva de gênero. A entrada é franca.

Entre os títulos, estão longas premiados em importantes festivais de cinema na Espanha e na Itália, como Las Constituyentes, da diretora Oliva Acosta, e El Lugar de las Fresas, de Vitoria Daneris. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO

09/03
19h – Las constituyentes, Oliva Acosta, Espanha, 2011. 70 min.
C.I.: Livre
20h30 – Excluidas del paraíso, Esther Pérez de Eulate , Espanha, 2015. 93 min.
C.I.: Livre
10/03
19h – La fiesta de otros, Ana Serret Ituarte , Espanha, 2015. 73 min.
C.I.: Livre
20h30 – El lugar de las fresas, Maite Vitoria Daneris , Espanha, 2015. 93 min.
C.I.: Livre

SINOPSES

– Las Constituyentes, Oliva Acosta, Espanha, 2011. 70 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=h6Fjbdbw_kc

Documentário sobre as vinte e sete mulheres, deputadas e senadoras, que desde seu trabalho parlamentar na legislatura constituinte de 1977, foram protagonistas de mudanças políticas rumo à democracia na Espanha. Uma narrativa apaixonante sobre parte da história da participação das mulheres na construção política espanhola contada por meio de suas experiências pessoais. No título também se analisa a situação atual.

Prêmios: Festival de Málaga. Cinema Espanhol 2012 — Plata “Afirmando os Direitos das Mulheres” / Comunidade Valenciana — Prêmio Mulheres Progressistas 2012 / Festival de Cine Europeu de Sevilla – Menção especial “Eurodoc” / Premio Meridiana 2012.

– Excluídas del Paraíso, Esther Pérez de Eulate , Espanha, 2015. 93 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tsdoKFbajFs

Em pleno século XXI, quais mecanismos permanecem e perpetuam o patriarcado? Através das vozes de relevantes pensadoras feministas, o documentário tentará responder esta pergunta.
La fiesta de otros, Ana Serret Ituarte , Espanha, 2015. 73 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=s5wh273_DBE

A verbena é tradição na Espanha, um país acostumado em olhar as festas de outros. A diretora tinha interesse em trabalhar com a ideia de fim de festa, de mudança, de crise, e seguir o caminho que provoca a desintegração de algo, da música, do verão, do trabalho, do dinheiro. Simplesmente estar ali, no momento em que o inverno chega para alguns, que pertencem a uma época que se desfaz lentamente. A partir desta premissa, Ana Serret joga com os silêncios e os barulhos. Cria um corpo sonoro como ressonância da intimidade de uns personagens que viveram tempos melhores.

Prêmios: – Documenta Madrid 2015 / Filmarte / Alcances 2015 – Mención / Especial del Jurado / Cine Invisible / Premio Docma Mejor Largometraje

El lugar de las fresas, Maite Vitoria Daneris , Espanha, 2015. 93 min.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=r9uf13Q7STw

Lina é uma anciã camponesa do norte da Itália. A cada manhã, ao amanhecer, leva seus produtos para o maior mercado ao ar livre da Europa, Porta Palazzo, no centro de Turin, onde. Sua vida, como ela mesmo diz, é “casa, igreja, trabalho”. Lina não tem filhos, mas sim cinco cachorros e o marido, que quer que ela pare de trabalhar. Um dia, no mercado, entra em cena o marroquino Hassan, um jovem imigrante que acaba de chegar à Itália em busca de trabalho.
Prêmios: Grand Prix del Jurado – melhor documentário /Festival internacional del cine italiano de Annecy – Primeiro prêmio melhor documentário /Sguardi Altrove film festival, Milán – Premio “UCCA” – melhor documentário o /Torino film festival – Premio “Gli occhiali di Gandhi” – melhor documentário

Serviço

Ciclo de Cinema Espaço Feminino
Data: 9 e 10/03
Horários: vide programação
Local: Instituto Cervantes de Brasília – SEPS 707/907 Lote D
Telefone: 3242-0603
Entrada franca
CI: Livre
http://brasilia.cervantes.es

Anterior NOVA TEMPORADA DO SEXTA SONORA
Próximo EMÍLIA MONTEIRO NA FESTA TERREIRADA