CRIAÇÃO DE FUNDAÇÕES CULTURAIS


CCJ aprova criação de fundações culturais. Comissão aprovou a criação da Fundarte e da Funpac

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, em reunião nesta terça-feira (29), no plenário, o projeto de lei complementar que autoriza a criação da Fundação das Artes do Distrito Federal (Fundarte-DF) e da Fundação de Patrimônio Cultural do DF (Funpac-DF). O PLC nº 85/2016 trata também do Sistema de Arte e Cultura (SAC-DF). O texto do Executivo foi aprovado com emendas por todos os cinco deputados da comissão: Prof. Reginaldo Veras (PDT); Prof. Israel (PV), Julio Cesar (PRB), Rodrigo Delmasso (Podemos) e Celina Leão (PPS).

Representantes do segmento cultural aplaudiram a aprovação da proposta; contudo, protestaram contra o adiamento da votação do PLC nº 84/2016, conhecido como Lei Orgânica da Cultura (LOC). A matéria começou a ser apreciada, mas acabou sendo retirada de pauta por um pedido de vistas concedido ao deputado Delmasso. Durante a discussão do texto, houve impasse com relação às emendas que tratam do lapso temporal do contingenciamento de recursos.

O relator do projeto na CCJ, Prof. Reginaldo Veras, apresentou emenda estipulando o dia 1º de janeiro de 2018 como a data a partir da qual o governo estaria impedido de usar os recursos da cultura para outras rubricas. Já o deputado Agaciel Maia (PR) apresentou emenda na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) dilatando esse prazo para o primeiro dia do ano de 2019. Delmasso argumentou que as emendas foram apresentadas em cima da hora e, por isso, solicitou vistas.

Anterior FESTIVAL DE ORQUESTRAS POPULARES
Próximo PROGRAMAÇÃO INFANTIL DO PÁTIO