DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA


Desafios da segurança pública estão em debate na CLDF

Os desafios da segurança pública no Distrito Federal estão em debate na noite desta quinta-feira (11), na Câmara Legislativa. O tema reúne no auditório da Casa deputados, representantes do governo, de conselhos de segurança e das polícias civil e militar, entre outros interessados no assunto. Para facilitar o acesso ao local, foi liberado o estacionamento na garagem do prédio.

Ao dar as boas vindas aos presentes, o presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), anunciou que o tema será aprofundado em seminário a ser organizado na CLDF. “Então será possível discutirmos uma política de longa duração para a área”, afirmou.

Os deputados Wellington Luiz (PMDB) e Cláudio Abrantes (Rede), oriundos da Polícia Civil, elogiaram a iniciativa e apontaram a segurança pública como um dos “maiores problemas” do DF. “Precisamos avançar muito para oferecer um serviço de qualidade para a sociedade”, resumiu Abrantes.

Indicadores – “A segurança pública é um assunto muito complexo, que envolve muito mais do que a polícia”, disse o secretário de Segurança Pública e Paz Social do GDF, Edval de Oliveira Novaes Júnior. Para o gestor, a questão envolve outras áreas, como educação, emprego e geração de renda. “Geralmente, nos países mais seguros, não se vê tanto policiamento”, afirmou.

O secretário apontou alguns indicadores positivos relativos à segurança no DF. Segundo ele, no último mês de abril, o número de homicídios foi 33,3% menor do que no mesmo período do ano passado, caindo de 54 para 36 casos. Com relação aos registros de latrocínio, os números caíram de seis em abril de 2016, para dois no último mês.

O debate continua com apresentações do diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Eric Seba de Castro; do comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Marco Antônio Nunes de Oliveira, e do subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, Osmar Mendonça de Souza.

Casa aberta – A discussão faz parte da programação do projeto “Diálogos Inspiradores”, fórum promovido pelo Legislativo local tendo como tema central: “Brasília, a cidade que queremos”. Em sua segunda edição, o debate está sendo mediado pelo jornalista Estevão Damázio.

Os “Diálogos Inspiradores” integram um projeto mais amplo, o “Câmara Com Vida”. O objetivo é estreitar a relação do Legislativo local com a população do DF a partir de iniciativas culturais e debates sobre temas de relevância para a cidade.

Da Redação | Foto Carlos Gandra/CLDF
Sugestões portalaquitem@gmail.com * Pautas aquitemredacao@gmail.com

Anterior
Próximo ACEIROS NEGROS