É MELHOR CONCURSO OU EMPREGO?


Concurso ou Emprego? Decisão em momentos de crise. O momento conturbado da economia afeta a iniciativa privada e também os concursos públicos, de alguma forma. Afinal, é melhor procurar emprego ou se preparar para concurso?

Estamos vivendo um período de apreensão no mercado de trabalho. A iniciativa privada – mesmo as grandes empresas – está sofrendo retração. Quem tem emprego está com medo de perder. Muita gente foi demitida e precisa se recolocar no mercado. Quem trabalha por conta própria está assustado com a redução de demanda. E quem estava sem trabalhar está com dificuldade de encontrar uma boa vaga.

Com isso, muita gente que nunca pensou em fazer concurso público agora considera essa possibilidade. E para uma melhor preparação, a melhor opção é saber quais matérias você tem maior dificuldade e em qual delas você deve focar o tempo de estudo.

Para isso, a QualConcurso avalia de forma quantitativa o desempenho dos seus usuários nos estudos e a evolução da chance de aprovação deles em diversos concursos. Para começar a utilizá-los, portanto, é necessário realizar o cadastro no site e por ele, já é possível ter acesso a mais de 200 mil questões para resolver.

O site oferece planos para um acompanhamento mais efetivo de estudo. Alguns deles são: uma área de controle de estudos, dotada de um plano personalizado com metas a serem atingidas, além da indicação do tempo ideal para cumpri-las e uma área de simulados com mais de duzentas disciplinas, orientadas para milhares de concursos. À medida que se faz os simulados, o usuário recebe a análise personalizada de sua performance com base tanto nas matérias das provas quanto nos concursos disponíveis. Assim, ele saberá como está o seu desempenho em cada matéria e para quais concursos ele deve direcionar os seus esforços.

É necessário saber que você não estará empregado na administração pública no mês que vem. Nem no outro. E não também no seguinte. Um tempo mínimo (e pouco provável) entre a sua decisão e a posse é de 6 meses. Isso considerando um concurso muito simples, se você tiver tempo e facilidade para estudar e tendo a sorte de os aprovados serem logo convocados. Não é muito comum essa conjugação de fatores.

Então não vale a pena investir na carreira pública? Depende do seu projeto de vida e do que é importante para você. Sob outro ponto de vista, depende do que está do outro lado da balança. Se você não tiver clareza disso, vai iniciar os estudos, mas os interromperá na primeira dificuldade que surgir. E terá jogado tempo e dinheiro fora.
Para os concursos públicos existe uma quantidade grande de matérias e conteúdos a serem estudados, e a preparação exige um tempo razoável – de 6 meses a 2 anos, em média, para concursos de nível médio e de 1 a 3 anos para os de nível superior – mas, depois de assumir o cargo vem a segurança de um salário garantido, com direito a férias, décimo terceiro e outros benefícios. Os salários podem variar de 2 a 5 mil, aproximadamente, para cargos de nível médio, e de 10 a 15 mil para os de nível superior, podendo chegar a 20 mil, mesmo sem formação específica. Em tempos de instabilidade econômica, chega a ser quase um sonho.

Considerando o tempo que pode demorar até tudo se resolver, você deve buscar uma estratégia de sobrevivência financeira. Pode ser o suporte de pais, cônjuges, uma reserva proveniente de uma demissão anterior ou uma poupança mesmo. Reduza os gastos ao mínimo, calcule por quanto tempo aproximadamente estará “coberto” e mãos à obra.

Se decidiu, não perca mais tempo. Cada dia é importante e todos os momentos da sua vida até a aprovação deverão estar dedicados ao projeto; mesmo o lazer terá como objetivo recarregar as baterias para a semana de estudo. Portanto, nada de excessos. Estudar será o seu trabalho, com horário certo e comprometimento, se você realmente quer atingir a meta.

QualConsurso
SHIS QI 29 Bloco C, sala 103, Ed. Dom Bosco – Lago Sul – Brasília
Telefone: 3367-4937
www.qualconcurso.com.br

Da Redação | Foto John Download
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior DICAS PARA ENTRAR NO ARMÁRIO
Próximo PADRE MARCELO NO PÁTIO BRASIL