Frente Parlamentar do Zoológico é relançada com homenagens


Frente será presidida por Rafael Prudente
Frente será presidida por Rafael Prudente | Foto: Silvio Abdon

Inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil, o Jardim Zoológico de Brasília sediou nesta sexta-feira (22) o relançamento da Frente Parlamentar do ZOO, com o objetivo de dar continuidade às atividades iniciadas na legislatura passada em prol da entidade.

Durante a sessão externa da Câmara Legislativa, também foram comemorados os 20 anos da Associação dos Servidores da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (Asspolo), bem como foi entregue moção de louvor a José Carlos Lopes de Oliveira, um dos fundados da associação e atual diretor-adjunto do ZOO.

Ainda na solenidade desta manhã, que agregou deputados, servidores, colaboradores e amigos do Zoológico, o presidente da CLDF Rafael Prudente (MDB) e o deputado Eduardo Pedrosa (PTC) foram empossados, respectivamente, presidente e vice da Frente. Para a secretaria executiva, foi designado o servidor do ZOO José Carlos de Oliveira.

O chefe do Legislativo local reforçou o compromisso com a instituição e elogiou a nomeação de profissionais de carreira para “cargos-chave”, como é o caso de José Carlos. O distrital lembrou, ainda, que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília é muito mais do que um espaço para a visitação de animais, sendo um local de estudo, pesquisa e formação ambiental.

Já o deputado Eduardo Pedrosa ressaltou querer ouvir e conhecer as demandas do ZOO. “Na Câmara Legislativa, muito se fala de defesa dos animais e de valorização do servidor, mas muitas vezes não paramos para ouvir as pessoas. São, muitas vezes, discursos vazios ou escritos por assessores”, pontuou.

O presidente do Sindireta-DF, Ibrahim Yusef, apontou a Câmara Legislativa como aliada dos servidores públicos em geral e do Zoológico: “Foi lá que conseguimos barrar a privatização do órgão e que asseguramos quadro de pessoal efetivo. A política de privatização no País só tem levado à derrota”. O sindicalista lamentou as “campanhas de difamação” do Zoológico nos últimos anos e enalteceu a atuação de lideranças como José Carlos, “que foi tão perseguido e não se acovardou”.

A diretora-presidente da Fundação Zoológico de Brasília, Eleutéria Guerra, disse ser uma honra receber o Legislativo local no próprio ZOO: “É um reconhecimento, e é muito bom ver tantos deputados presentes”.

Ela reconheceu precisar de mais recursos para aprimorar as atividades da instituição: “Queremos crescer e colaborar mais com a sociedade para a questão ambiental”. Além disso, a gestora elogiou o papel da Asspolo para a conquista e a garantia de direitos para os servidores.

O distrital Robério Negreiros (PSD) concordou com a necessidade de mais recursos públicos para a instituição e pediu aos colegas a destinação de emendas: “Se cada um colocar um pouquinho, melhora muito”. Ele disse também ser contrário à privatização do espaço, “patrimônio de todos”.

Por sua vez, o deputado Hermeto (MDB) destacou que a Frente vai “engrandecer e trabalhar pelos servidores do ZOO”.

Homenagem

Graduado em Gestão ambiental e pós-graduado em Educação Ambiental, José Carlos Lopes de Oliveira Zé Carlos nasceu em Pernambuco e veio para Brasília aos 2 anos de idade, tendo passado a infância na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante.

Ele ingressou no serviço público em 1990, na extinta Fundação Zoobotânica, e lutou pela criação da Fundação Jardim Zoológico em 1997. Foi um dos fundadores da Asspolo em 1999, sendo hoje seu presidente de honra.

À frente da Associação, Miriam Damasceno agradeceu a luta de José Carlos e disse: “É uma honra estar ao lado dele na Asspolo”. “O Zé é a pessoa que agrega todo mundo, que conseguiu manter os servidores unidos”, completou o ex-deputado Rôney Nemer.

Ao discursar, o homenageado agradeceu a todos que ajudaram a criar a associação: “Conseguimos voz aqui dentro. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho”. “Gratidão” foi uma palavra repetida várias vezes durante a fala de José Carlos, que cumprimentou familiares, técnicos, tratadores de animais, trabalhadores da educação ambiental, entre outros. “Estou aqui para construir e resgatar esta instituição. Os vencedores fazem o que os perdedores não têm coragem de fazer”, concluiu.

A Câmara Legislativa aprovou em 2008, a pedido do então deputado Brunelli, a concessão do Título de Cidadão Honorário de Brasília a José Carlos. A honraria será entregue em solenidade específica em abril próximo, segundo informou o presidente da Casa, Rafael Prudente.

ZOO

O Zoológico recebeu 101 mil visitantes em 2018 e, apenas em janeiro deste ano, durante o período de férias escolares, registrou a marca de 45 mil visitas.

O valor da entrada é R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia, válida também para beneficiários do programa Bolsa Família). Menores de cinco anos e maiores de 60 anos não pagam. O espaço funciona de terça a domingo, de 8h30 às 17h.

Frente parlamentar 

Frente parlamentar é uma associação suprapartidária composta por, pelo menos, um terço dos membros do Poder Legislativo local, destinada a promover o aprimoramento da legislação sobre temas determinados ou para discutir problemas específicos da sociedade do Distrito Federal. Elas se extinguem automaticamente ao final de cada legislatura.

Anterior GDF programa mudança para o Centrad a partir de 12/04
Próximo HIAGO MIGUEL DOCES PREPARA RECEITAS DE OVOS DE PÁSCOA