HOMENAGEM A RENATO RUSSO


Ecad divulga levantamento inédito em homenagem a Renato Russo. Vinte anos após a morte do músico, as canções do ícone do rock nacional continuam inspirando gerações

“É tão estranho, os bons morrem jovens”, diz Renato Russo no início da música “Love in the afternoon”. No dia 11 de outubro de 1996, o Brasil perdia um dos maiores poetas de todos os tempos, mas suas músicas continuam conquistando uma legião de fãs pelo país. Para homenagear a data, o Ecad preparou um levantamento inédito sobre as suas obras.

Autor de clássicos inesquecíveis como “Será” e “Eduardo e Mônica”, o vocalista da Legião Urbana tem 147 obras e 304 fonogramas cadastrados na base de dados do Ecad. O levantamento das obras aponta as 20 músicas mais tocadas nos segmentos de Show e de Casas de Festas, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Sonorização Ambiental e Rádio, em todo o país, além das 20 canções de sua autoria mais gravadas.

Compositor de um vasto repertório relevante para o rock nacional, mais de 70% dos seus rendimentos entre os meses de janeiro e agosto deste ano foram provenientes dos segmentos de Rádio, Show e Música ao Vivo. Os direitos autorais referentes à execução de suas músicas continuam sendo distribuídos aos herdeiros do cantor.

Um dos sucessos mais emblemáticos, “Faroeste caboclo” inspirou o filme homônimo de 2013 e tem 12 fonogramas registrados. Além da própria Legião Urbana, artistas como Natiruts, Tony Platão e Thiago Mendonça, o ator que interpretou o cantor no longa-metragem “Somos tão jovens”, também gravaram a canção.

“Pais e Filhos” continua sendo o “hino oficial” da banda e foi a música mais tocada nas rádios nos últimos cinco anos. Já “Tempo perdido” é a música mais gravada, com 46 registros.

Confira abaixo os rankings completos:
Músicas mais tocadas nos últimos cinco anos nos segmentos de Casas de Festas, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Sonorização Ambiental e Rádio:

Posição

Músicas

Autores

1

Pais e filhos

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

2

Por enquanto

Renato Russo

3

Monte Castelo

Renato Russo

4

Será

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

5

Quase sem querer

Dado Villa-Lobos/Renato Rocha/Renato Russo

6

Tempo perdido

Renato Russo

7

Mais uma vez

Flavio Venturini/Renato Russo

8

Eduardo e Mônica

Renato Russo

9

Vento no litoral

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

10

Índios

Renato Russo

11

Quando o sol bater na janela do teu quarto

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

12

Eu sei

Renato Russo

13

Que país é este

Renato Russo

14

Ainda é cedo

Ico Ouro Preto/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

15

Música urbana

Felipe Lemos/Flavio/Renato Russo/André Pretorius

16

Giz

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

17

Faroeste caboclo

Renato Russo

18

Há tempos

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

19

Angra dos Reis

Marcelo Bonfá/Renato Rocha/Renato Russo

20

O mundo anda tão complicado

Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá/Renato Russo

 

– Músicas de autoria de Renato Russo mais gravadas:

 Posição Músicas
1 Tempo perdido
2 Será
3 Eu sei
4 Pais e filhos
5 Por enquanto
6 Que país é este
7 Mais uma vez
8 Monte Castelo
9 Geração Coca-Cola
10 Ainda é cedo
11 Índios
12 Quase sem querer
13 Química
14 Faroeste caboclo
15 Fátima
16 Música urbana
17 Eduardo e Mônica
18 Veraneio vascaína
19 1º de Julho
20 Boomerang blues


O Ecad

O Ecad protege os direitos autorais dos titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) que têm suas músicas tocadas publicamente. Seu trabalho é centralizar as atividades de arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, além da constante conscientização de toda a sociedade sobre a importância do respeito ao trabalho dos artistas da música. O Ecad é administrado por sete associações de gestão coletiva musical​ e representa milhares de titulares de obras musicais, nacionais e estrangeiros. Com gestão profissionalizada e premiada, a instituição é considerada referência na área em que atua.

Anterior QUER CONHECER A FÁBRICA DE BUDDY?
Próximo GLOSSÁRIO CERVEJEIRO