NOVO ÁLBUM DOS TRIBALISTAS


Quatro primeiros singles tiveram melhor lançamento de MPB da história do Spotify e clipes ultrapassaram 12 milhões de visualizações

Após revelarem quatro novas canções em um live no Facebook no dia 9 de agosto, os Tribalistas disponibilizam o álbum completo em todas as plataformas digitais.

Atentos às transformações tecnológicas ocorridas nesses 15 anos desde o lançamento do primeiro trabalho do trio, Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown mantêm um diálogo aberto com o público, democratizando o acesso às canções, para todos, ao mesmo tempo. O anúncio do novo trabalho foi feito em uma apresentação surpresa, na qual os Tribalistas revelaram quatro canções inéditas: Diáspora, Aliança, Um só e Fora da memória. A transmissão simultânea ao vivo aconteceu na fan page dos três artistas e na página do Spotify no Facebook e foi acompanhada por 5,62 milhões de seguidores em 52 países, incluindo Brasil, toda a América Latina, Estados Unidos, França, Espanha, Japão, Rússia e até Paquistão.

O sucesso foi imediato. Segundo dados do Spotify, o lançamento dos quatro singles teve a melhor performance dentro da categoria MPB desde que a plataforma chegou ao Brasil, em 2014. Todos entraram no Top 100 Spotify e houve um aumento de 65% de ouvintes mensais do grupo. Contabilizando apenas a faixa etária de 23 a 27 anos, o crescimento foi de 73%.

O Brasil responde pelo maior número de acessos às novas músicas, seguido da Espanha, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Itália, México, Chile, Reino Unido, e Colômbia. As cidades que mais ouviram os singles foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Porto Alegre. Fora do país, se destacaram Buenos Aires, Madrid, Santiago, Lisboa, Barcelona, Cidade do México, Montevidéu e Porto.

Além das canções, foram divulgados os quatro clipes correspondentes, dirigidos por Dora Jobim, que já contabilizam mais de 12 milhões de views, incluindo os lyric videos.

O Hand Album – ferramenta interativa exclusiva para celular criada especialmente para o lançamento do novo álbum dos Tribalistas – já ultrapassou os 15 milhões de acessos. A plataforma foi desenvolvida em parceria pelo Facebook, Spotify e o trio de artistas para tornar mais completa a experiência do consumo de música no meio digital. Quem acessa o Facebook pelo smartphone encontra em um único ambiente todo o conteúdo relacionado ao disco: lyric videos, cifras, ficha técnica, fotos de bastidores e trechos dos clipes no formato vertical. A ferramenta também permite que o usuário acesse o Spotify para ouvir as músicas e assistir aos clipes verticais completos.

Lançado em 2002, o primeiro CD/DVD dos Tribalistas alcançou a marca de mais de três milhões de cópias e logo se tornou um fenômeno não apenas no Brasil mas também em vários países do mundo – notadamente na França, Itália, Espanha, Portugal e Argentina.

Anterior VIRADA DO CERRADO 2017
Próximo ESTAÇÃO DO METRÔ DA 106 SUL