PETER PAN PARA OS JÁ CRESCIDOS


Imagine juntar num mesmo palco atores do Grupo Novos Candangos, Cia. Fábrica de Teatro, Trupe Trabalhe Essa Ideia e uma atriz de teatro musical? O resultado desse encontro inusitado da cena brasiliense é o espetáculo “Peter Pan para os já crescidos” – uma releitura adulta o clássico de J. M. Berrie que tem como regra o improviso e a criatividade em cena.

A peça teve sua primeira versão em 2013 e volta agora com novo elenco e mais interatividade com o público. Num jogo em que todos os atores decoraram todos os textos, a brincadeira e a malícia de gente grande faz com que a história de Peter Pan seja contada de maneira diferente, afinal, todos nós temos a nossa Terra do Nunca, aquele lugar em que guardamos nossos segredos mais obscuros, o local do primeiro beijo, a primeira descoberta sexual, a primeira manifestação de maldade e tantas outras histórias . No contexto brasiliense, a Terra do Nunca é também o local onde fugimos do concurso público e da vida corrida das 8h das 18h. Nesse clima de despretensão e deboche, as personagens/atores se misturam em suas próprias aventuras pessoais.

Com direção de Luana Proença e assistência de direção de Rafael Soul, a obra apresenta, de maneira lúdica e ácida, como adultos contariam a já conhecida história do menino que não quer crescer e tem medo dos desafios da vida adulta.

Referências pessoais dos atores fazem toda a diferença na construção dramatúrgica. O ator Diego de Leon, por exemplo, leva para dentro da obra sua paixão pelas girlsbands dos anos 90 e os heróis japoneses da TV. Já a atriz Tati Ramos, usa de sua criatividade sádica (e divertida) da infância pra construir um jeito particular de contar as aventuras de Peter Pan. Luana Proença disponibiliza no cenário seus antigos souvenirs tecnológicos que saíram de moda. Renata Bittencourt, que quase nunca descia do prédio onde morava quandro criança, relembra as aventuras e brincadeiras de um quarto cheio de brinquedos e tachinhas pelo chão. Rafael Soul é responsável pela preparação corporal dos atores e revive com eles a ginga do funk carioca dos anos 90 com maestria. O ator Josuel Junior escancara seu fascínio pelos discos de vinil e novelas antigas que passavam no “Vale a pena ver de novo”, enquanto Tainá Palitot revela como descobriu o sexo através do amor entre sua a boneca Barbie e o parceiro Ken.

Nesse clima de ficção e realidade a saga dos meninos perdidos em suas lutas com o temido Capital Gancho é contada. A peça, que recentemente entrou em turnê por três estados brasileiros reestreia na capital numa curta temporada em Taguatinga. As apresentações na cidade serão de graça e contarão também com a desmontagem cênica, onde o público poderá acompanhar o processo de montagem e direção numa sessão especial.

O projeto de circulação conta com o patrocínio do FAC DF.

Serviço

Teatro Paulo Autran – SESC Taguatinga Norte (CNB 2 Área Especial)
Apresentações: Dias 13 e 14 de agosto, às 20h
Desmontagem Cênica: 14 de agosto às 17h
Classificação: 12 anos
Entrada Franca

“PETER PAN PARA OS JÁ CRESCIDOS”

FICHA TÉCNICA:
Concepção, Dramaturgia e Direção: Luana Proença
Assistência de Direção: Rafael Soul
Elenco: Diego de León, Josuel Junior, Luana Proença, Renata Bittencourt, Tati Ramos e Tainá Palitot.
Produção: Antonio Gertrudes
Cenário: Breno Abreu
Figurino: Nina Lellis
Iluminação: Abaetê Queiroz
Operador de Luz: Andre Reis
Fotos: Marco Lelis

Da Redação | Foto Marco Lelis
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior CLIPE DE HOJE: PASSARINHOS
Próximo ARRECADAÇÃO DE LIVROS INFANTIS