PRESERVAÇÃO DE NASCENTES


Deputado Juarezão promove discussão sobre a Preservação das Nascentes em Brazlândia

Foi realizado no último dia 10, Audiência Pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal para discutir a preservação das nascentes em Brazlândia, uma iniciativa do deputado Juarezão.

A comunidade participou da audiência levantando pontos relevantes, como a necessidade de apoiar os produtores rurais de Brazlândia, que são os grandes “produtores de água” da região.
Brazlândia tem notável vocação agrícola, favorecida por abrigar inúmeras das nascentes que abastecem o Distrito Federal. Por essa razão, essa região administrativa tem grande responsabilidade na preservação dos nascedouros hídricos e, ainda, das áreas de recarga dos subsolos.

Para o Presidente da CAESB, Maurício Luduvice, o grande problema a ser enfrentado é o fracionamento irregular dos lotes de terras. A ocupação e o uso desordenado do solo impactam de forma direta o sistema de abastecimento do Distrito Federal. Luduvice destacou que a CAESB apoia ações como a Aliança Pró-Descoberto, além de projetos de reflorestamento na Bacia do Descoberto.

Com esse propósito, foi criado o Projeto Descoberto Coberto, coordenado pela Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) e executado em parceira com instituições do governo e sociedade civil, visando a promover a educação ambiental nas escolas públicas de Brazlândia.

Em 2016, também foi lançada a Aliança pelo Descoberto, uma iniciativa do Descoberto Coberto que visa a conservação da bacia. Essa ação reúne a Rede Agroecológica do Planalto Central, a Reflorestar, o Cultivando Água Boa, a Água Brasil, a Aliança Cerrado, o Programa Educação Ambiental nas Escolas de GO, o Plano de Manejo e Conservação de Água e Solo, o Preserva Braslândia e o Adote uma Nascente.

Outro projeto voltado para a preservação dos recursos naturais consiste na coleta e armazenamento adequado de lixo. Conforme destacou o Assessor Especial do SLU, Guilherme de Almeida, a implantação de pontos de entrega de pequenos volumes deve contribuir para a redução da quantidade de entulho nas ruas. Um desses pontos será implantado em Brazlândia, graças à destinação de emenda do Deputado Juarezão. Estão previstos, também, a instalação de um núcleo de limpeza no INCRA 08 e na Vila São José.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Distrito Federal, José Guilherme Leal, destacou outras iniciativas importantes para o equacionamento da atual crise hídrica. Para o secretário, ao manejo adequado do solo, devem-se somar os trabalhos de recuperação e adequação de estradas, que melhoram a infiltração e a captação da água no solo, além da recuperação dos canais de irrigação. O Plano de Manejo de Água e Solo, discutido ainda em 2015, deve ser implantado na Unidade Hidrográfica do Rodeador, em parceria com os produtores rurais.

Na Audiência Pública, o Secretário de Agricultura e o Presidente da EMATER do Distrito federal, Argileu Martins, assumiram o compromisso de elaborar um “Plano de desenvolvimento rural para o Descoberto”, em conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brazlândia.

Outro compromisso lançado na ocasião foi a implantação do “Programa Produtor de Águas”, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas, em Brazlândia. O projeto já foi implantado no Pipiripau, na região de Planaltina, sob coordenação da ADASA. É um programa que apoia, orienta e certifica projetos que visem à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade, a regulação e a ampliação da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o país.

A partir das discussões levantadas e dos compromissos assumidos junto à comunidade, o Deputado Juarezão continuará trabalhando pela preservação dos recursos hídricos de Brazlândia, promovendo a articulação entre diversos órgãos do governo, para integrar iniciativas de planejamento territorial, urbano e ambiental.

Da Redação | Foto Divulgação/CLDF
Sugestões aquitemredacao@gmail.com * Pautas aquitemredacao@gmail.com

Anterior
Próximo OBRAS DO CORREDOR EIXO OESTE