SEMANA DA LÍNGUA ALEMÃ 2017


Pelo segundo ano consecutivo, evento promove o idioma por meio de uma programação cultural intensa em várias cidades brasileiras

Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam de 31 de março a 8 de abril a segunda edição da Semana da Língua Alemã.

A iniciativa vai promover inúmeros eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.

Para abrir a Semana da Língua Alemã, o Cine Brasília recebe Mostra de Filmes dos países participantes no dia 31 de março, com programação que segue até 2 de abril. Entre os destaques está a estreia no Brasil do novo filme sobre o escritor austríaco Stefan Zweig (“Stefan Zweig – Adeus, Europa”) que abre a Mostra. A história gira em torno dos últimos anos de vida dele, desde a sua primeira chegada ao Brasil em 1936 até a morte em 1942, em Petrópolis (RJ).

Ainda no cinema, a Suíça irá oferecer ao público brasileiro um novo olhar sobre a língua alemã, por meio da tradição cultural dos Alpes suíços revelada em um documentário surpreendente. O filme, que será apresentado em várias capitais do Brasil, mostra a diversidade dos dialetos da língua alemã e cria uma ligação entre a tradição e a modernidade.

Outra atração imperdível é o grupo alemão “Spiritual Standards”, que se apresenta na Catedral Metropolitana de Brasília no dia 6 de abril, às 20h, com entrada franca. O duo (piano e saxofone) interpretará melodias protestantes, uma homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante, data que será celebrada na Alemanha durante todo ano, em diversas cidades. A tradução da Bíblia para o alemão moderno por Martin Luther teve uma influência importante no desenvolvimento do idioma. Depois, os músicos seguem para São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

Sabadão alemão – O Goethe-Zentrum Brasília convida as famílias a se deliciarem com as especialidades da culinária alemã e a conhecerem vários dialetos com pessoas nativas da Áustria, Alemanha e Suíça. De quebra, ainda vai exibir um filme infantil alemão superdivertido.

A programação começará às 12h, com o “Speak Dating”, oportunidade ímpar para falantes do alemão a partir do nível básico entrarem em contato com o dialeto saxão, o tirolês, o alemão-suíço ou a maneira como nativos de Berlim se comunicam.

Às 13h, será exibido o filme “A Sala de Aula voadora” (Das fliegende Klassenzimmer). Na tela, a divertida história de Jonathan, um menino de 12 anos que vai para o internato da Escola de São Tomás em Leipzig. Lá ele logo faz amizade com um grupo de meninos aventureiros e corajosos, que decidem descobrir o mistério por detrás do desaparecimento de um escritor. Baseado no romance de Erich Kästner.  A entrada é franca para todas as atividades.

Por que aprender alemão? – Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma mais falado na Europa. A cada ano, mais pessoas se interessam pelo aprendizado dessa língua, não somente porque ser fluente nela é uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho, mas também porque ela facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia. Outro objetivo do evento é mostrar que aprender alemão é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Hoje, 135 mil brasileiros já estão aprendendo.O idioma torna muitas obras literárias e filosóficas acessíveis – como as de Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.

Programação completa

Noite de Cinema na Embaixada da Alemanha

Exibição do Filme “O medo consome a Alma”. Emmi Kurowski, uma faxineira viúva de mais de 60 anos, entra em um Bar Oriental em Munique – em parte porque está chovendo, em parte por curiosidade sobre a origem da música. Por não ter nada melhor para fazer e incentivado por um conhecido, Ali, um marroquino vinte anos mais jovem que fala bem alemão, convida Emmi para dançar.

Serviço

Data: 30 de março
Horário: 19h
Local: Embaixada da Alemanha
Endereço: SES 807, lote 25
Gênero: Drama
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Duração: 91 min
Ano: 1973/74
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada franca

Mostra de Cinema

Data: De 31 de março a 2 de abril
Local: Cine Brasília
Entrada franca

31 de março

Stefan Zweig – Adeus, Europa (Áustria, Alemanha e França)
O filme Stefan Zweig – Adeus Europa (original “Vor der Morgenröte”) fala da vida do escritor austríaco Stefan Zweig no exílio. No auge de sua fama mundial, ele é forçado a emigrar e fica desesperado em face do conhecimento sobre a queda da Europa, que ele prevê cedo. Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York, Petrópolis são quatro estações no exílio do Stefan Zweig. Foi selecionado como representante da Áustria ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017.
Horário: 20h
Gênero: Drama
Direção: Maria Schrader
Duração: 1h46
Ano: 2016
Classificação indicativa: livre

1 de abril

Um sino para o pequeno Urs (Suíça)
Inspirado em um conto infantil, o filme narra as aventuras do pequeno Urs nas montanhas suíças. A história ocorre no povoado de Guarda, onde todo ano, em 1° de março, as crianças percorrem as ruas com sinos para espantar o inverno e dar as boas-vindas à primavera. O pequeno Urs também quer participar da festa, mas como só tem um sino pequeno, é enviado ao fim do cortejo. Às escondidas, Urs foge de casa para a montanha em busca de sino maior. É apenas o começo de sua aventura.

Horário: 17h
Gênero: Infantil
Direção: Xavier Koller
Duração: 100 min
Ano: 2016
Classificação indicativa: 8 anos

Mahler no Divã (Alemanha e Áustria)

No verão de 1910: Gustav Mahler viaja para a Holanda para se consultar com Sigmund Freud. Sua mulher tem um caso amoroso com o jovem arquiteto Walter Gropius e o celebrado compositor não sabe mais o que fazer. Portanto, o psicanalista deve ajudá-lo. Por fim, Freud obriga Mahler a fazer reconhecimentos dolorosos.

Horário: 19h30
Gênero: Drama
Direção: Percy Adlon e Felix O. Adlon
Duração: 98 min
Ano: 2010
Classificação indicativa: 10 anos

2 de abril

Flores de Cereja – Hanami (Alemanha)
Rudi (Elmar Wepper) está com câncer e não sabe que lhe restam somente algumas poucas semanas de vida. Somente sua esposa Trudi (Hannelore Elsner), alegre, esotérica; sabe do diagnóstico do médico e resolve fazer com ele uma última viagem. Trudi morre inesperadamente ao estarem no mar Báltico, assim Rudi satisfaz o maior desejo dela: viajar para o Japão e visitar o monte Fuji.
Horário: 17h
Gênero: Comédia dramática/Romance
Direção: Doris Dörrie
Duração: 2h07
Ano: 2009
Classificação indicativa: 12 anos

Z’Alp (Suíça)
“Uffahre”, “Züglete” ou “Öberefahre”: cada região da Suíça tem o seu próprio nome para a maior e mais emocionante aventura que os agricultores realizam todos os anos: a cansativa subida para os Alpes com o seu gado e equipamentos para trabalhar a terra, fazer queijo e alimentar o rebanho. O diretor desse documentário acompanha três famílias nessa viagem até suas residências de verão.
Horário: 19h30
Gênero: documentário
Direção: Thomas Rickenmann
Duração: 102 min
Ano: 2013
Classificação indicativa: 12 anos

Exposição Erfinderland: O Desenvolvimento científico na Alemanha
Carro, TV ou computador – as invenções alemãs de diferentes áreas científicas que transformaram o mundo são mostradas nesta exposição, que destaca as descobertas históricas e as inovações pioneiras – sem esquecer de dar uma olhada no ambiente de pesquisa na Alemanha. Uma realização do Goethe-Institut em cooperação com o Instituto Fraunhofer e a Sociedade Max Planck.

Data: 31 de março

Horário: 9h
Local: Goethe-Zentrum Brasília
Endereço: EQS 707/907
Entrada franca

Concerto Clássico / Ciclo Beethoven 190 Anos
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob direção do Maestro Claudio Cohen, apresentará as seguintes obras do compositor alemão Ludwig van Beethoven: Abertura Leonora III Op.72b, Concerto no. 4 para Piano e Orquestra Op.58 em sol maior (Solista: Fernando Calixto) e Sinfonia no.5 Op.67 em dó menor. O concerto acontece com o apoio da Embaixada da Alemanha no contexto do Ciclo Beethoven na ocasião dos 190 anos da sua morte.

Data: 4 de abril

Horário: 20h
Local: Cine Brasília
Entrada franca
Lançamento do Livro “A Poesia hermética de Paul Celan” de Flávio Kothe
Evento de lançamento do livro “A Poesia hermética de Paul Celan”, em edição bilíngue, de Flávio Kothe, escritor, crítico literário e professor da UnB. No evento acontece ainda leitura bilíngue de poemas, bate-papo com o autor e venda de livros de sua autoria.

Data: 4 de abril

Horário: 19h
Local: Goethe-Zentrum Brasília
Endereço: EQS 707/907
Entrada franca

Exibição do filme: “Die Geträumten”

Data: 5 de abril

Horário: 19h
Local: Goethe-Zentrum Brasília
Endereço: EQS 707/907
Entrada franca

A história de amor e ódio entre os dois poetas Ingeborg Bachmann e Paul Celan, é retratada neste filme, baseado na dramática troca de cartas entre o casal, que se conheceu na Viena do pós-guerra. O enredo mostra as emoções tumultuosas entre eles, de proximidade e distância, fascínio e medo. Amor de ontem, amor de hoje e amanhã: onde os limites se apagam, está o coração do filme. Direção de Ruth Beckermann.

Gênero: Drama/Documentário
Direção: Ruth Beckermann
Duração: 89 min
Ano: 2016
Classificação indicativa: livreShow de Spiritual StandardsOs renomados instrumentistas de jazz alemães, o pianista Markus Burger e o saxofonista Jan Von Klewitz, misturam a improvisação moderna com a arte de interpretar a música barroca, enquanto permanecem fiéis à sua integridade musical original. A dupla vem se apesentando em sessões lotadas em diversos países, como Suíça, Itália, Áustria, Ucrânia, Lituânia, França, Polônia e, mais recentemente, Estados Unidos.Burger e Von Klewitz foram os vencedores do cobiçado Prêmio Bach da cidade de Erfurt, por sua interpretação inovadora de alguns dos mais lendários compositores clássicos. Também tiveram a honra de serem embaixadores musicais para a “Década de Lutero”, no contexto da celebração dos 500 anos de aniversário da Reforma Luterana.Data: 6 de abril

Horário: 20h
Local: Catedral Metropolitana de Brasília
Entrada franca

Seminário sobre tradução literária

“Entre noivas ‘semiveladas’ e músicas para piano tocadas ao violão: algumas observações acerca da tradução literária”. Este colóquio conta com a participação do escritor e tradutor Marcelo Backes, primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Nacional da

Áustria pelo conjunto de sua obra traduzida em 2015. No evento serão abordadas as experiências, desafios e mistérios ao redor da tradução literária.

Data: 7 de abril
Horário: 18h30
Local: Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro
Entrada franca

Exibição do filme: “A Sala de Aula voadora”

Data: 8 de abril (sábado)
Horário: 13h
Local: Goethe-Zentrum Brasília
Endereço: EQS 707/907
Entrada franca

Divertida história de Jonathan, um menino de 12 anos que vai para o internato da Escola de São Tomás em Leipzig, onde faz logo amizade com um grupo de meninos aventureiros e corajosos que decidem descobrir o mistério por trás do desaparecimento de um escritor. Baseado no romance de Erich Kästner.

Gênero: infantil
Direção: Tomy Wigand
Duração: 110 min
Ano: 2002
Classificação indicativa: livre

Sabadão alemão

O Goethe-Zentrum Brasília convida as famílias a se deliciarem com as especialidades da culinária alemã e a conhecerem vários dialetos com pessoas nativas da Áustria, Alemanha e Suíça. De quebra, ainda vai exibir um filme infantil alemão superdivertido.
Data: 8 de abril (sábado)
Horário: Das 12h às 15h
Local: Goethe-Zentrum Brasília
Endereço: EQS 707/907
Entrada franca

Serviço

Semana da Língua Alemã 2017
Data: De 31 de março a 8 de abril
Programação completa: www.semanadalinguaalema.com.br

Anterior MOSTRA DE MIGUEL SIMÃO
Próximo FESTIVAL VÍDEOGAMESHOW 2017