Pistas de skate da cidade atraem frequentadores de diferentes regiões e movimenta a cultura de Águas Claras através do hip hop
Entre os arranha céus de Águas Claras é possível encontrar esporte, diversão e arte num só lugar. É assim que acontece na praça da rua 36 sul, onde apaixonados por skate se reúnem e promovem atividades culturais.
A pista foi construída em 2011 e após um longo processo de espera pela conclusão da obra, jovens da cidade puderam desfrutar do local. Ainda hoje, é possível notar a necessidade de reparos nas grades de proteção da pista, rampas e na iluminação, mas mesmo com as dificuldades, o ambiente está sempre cheio e frequentado por moradores da própria cidade e de diversas regiões. Rayone Lemos mora em Samambaia e conta que visita a pista com frequência “Sempre venho por aqui, adoro andar de skate e acho um ambiente maravilhoso, tem tudo para melhorar”.

Com roupas folgadas e muito estilo, os skatistas dominam a área. Uns lidam como um esporte sério e estilo de vida, outros gostam de andar por diversão e momento de lazer, mas para todos eles, não importa a forma que o skate é encarado, o importante é a prática. Em poucos minutos, as rampas estão lotadas de garotos e garotas fazendo todo tipo de manobra. Eles são persistentes e sempre repetem os movimentos visando o acerto, o clima de amizade também é nítido, vibram com o acerto alheio e orientam com humildade os erros.
Recentemente os frequentadores começaram a realizar eventos culturais. Com a ajuda da iniciativa privada eles realizam campeonatos de skate, premiando com as melhores manobras e as batalhas de hip hop, que é a grande atração. Todas as segundas-feiras às 19:30 eles começam a armar toda estrutura. Equipamentos de sons são instalados e um DJ assume a batida do Freestyle, nome esse denominado “estilo livre” que é o improviso de rimas com o ritmo do hip hop. São escolhidos 16 participantes e um sorteio que é feito na hora, de dois em dois, eles disputam a melhor rima e quem vota é o público presente. Vinícius Baladino, conta como é divertido a batalha “moro aqui pertinho e sempre que posso participo dos eventos. Acho que o freestyle representa a cultura do hip hop e do skate. Ele permite colocar minhas rimas e minhas ideias”.

Outras pistas
Inaugurada em 2014, a pista de skate da Quadra 107 (próximo a EPTG) atrai os mais radicais. Com duas pistas bowl – em formato de piscinas, é possível fazer manobras mais rápidas e intensas. Freqüentadores alertam que ainda falta manutenção no local. A pista é um ponto de encontro noturno, perto dela é possível encontrar foodtrucks, o que fomenta e valoriza o espaço.
Outra pista que chama muito atenção é a do Núcleo Escola de Skateboard (NES), uma empresa carioca que se instalou em Águas Claras. Localizada no piso G1 do Metrópole Shopping (Av. Araucárias) a escola tem as modalidades street e miniramp. Com uma equipe capacitada e experiente na modalidade, ensina crianças, jovens e adultos que desejam andar de skate. Além do aprendizado, o NES abre espaço para treinos e práticas para pessoas experientes ou que simplesmente procuram uma pista para andar em dias de chuva (R$10 meninos e meninas andam de graça).
Por Fernanda Sá | Fotos Alex Monteiro
Sugestões portalaquitem@gmail.com