SKATE E HIP HOP EM ÁGUAS CLARAS


Pistas de skate da cidade atraem frequentadores de diferentes regiões e movimenta a cultura de Águas Claras através do hip hop

Entre os arranha céus de Águas Claras é possível encontrar esporte, diversão e arte num só lugar. É assim que acontece na praça da rua 36 sul, onde apaixonados por skate se reúnem e promovem atividades culturais.

A pista foi construída em 2011 e após um longo processo de espera pela conclusão da obra, jovens da cidade puderam desfrutar do local. Ainda hoje, é possível notar a necessidade de reparos nas grades de proteção da pista, rampas e na iluminação, mas mesmo com as dificuldades, o ambiente está sempre cheio e frequentado por moradores da própria cidade e de diversas regiões. Rayone Lemos mora em Samambaia e conta que visita a pista com frequência “Sempre venho por aqui, adoro andar de skate e acho um ambiente maravilhoso, tem tudo para melhorar”.

Rayone Lemos, 29 anos diz que Águas Claras tem muita sorte de ter uma cultura do skate
Rayone Lemos, 29 anos diz que Águas Claras tem muita sorte de ter uma cultura do skate

Com roupas folgadas e muito estilo, os skatistas dominam a área. Uns lidam como um esporte sério e estilo de vida, outros gostam de andar por diversão e momento de lazer, mas para todos eles, não importa a forma que o skate é encarado, o importante é a prática. Em poucos minutos, as rampas estão lotadas de garotos e garotas fazendo todo tipo de manobra. Eles são persistentes e sempre repetem os movimentos visando o acerto, o clima de amizade também é nítido, vibram com o acerto alheio e orientam com humildade os erros.

Recentemente os frequentadores começaram a realizar eventos culturais. Com a ajuda da iniciativa privada eles realizam campeonatos de skate, premiando com as melhores manobras e as batalhas de hip hop, que é a grande atração. Todas as segundas-feiras às 19:30 eles começam a armar toda estrutura. Equipamentos de sons são instalados e um DJ assume a batida do Freestyle, nome esse denominado “estilo livre” que é o improviso de rimas com o ritmo do hip hop. São escolhidos 16 participantes e um sorteio que é feito na hora, de dois em dois, eles disputam a melhor rima e quem vota é o público presente. Vinícius Baladino, conta como é divertido a batalha “moro aqui pertinho e sempre que posso participo dos eventos. Acho que o freestyle representa a cultura do hip hop e do skate. Ele permite colocar minhas rimas e minhas ideias”.

Felipe Baladino, canta hip hop nas batalhas realizadas na praça da pista de skate
Felipe Baladino, canta hip hop nas batalhas realizadas na praça da pista de skate

Outras pistas

Inaugurada em 2014, a pista de skate da Quadra 107 (próximo a EPTG) atrai os mais radicais. Com duas pistas bowl – em formato de piscinas, é possível fazer manobras mais rápidas e intensas. Freqüentadores alertam que ainda falta manutenção no local. A pista é um ponto de encontro noturno, perto dela é possível encontrar foodtrucks, o que fomenta e valoriza o espaço.

portal_aqui_tem_skate_19

Outra pista que chama muito atenção é a do Núcleo Escola de Skateboard (NES), uma empresa carioca que se instalou em Águas Claras. Localizada no piso G1 do Metrópole Shopping (Av. Araucárias) a escola tem as modalidades street e miniramp. Com uma equipe capacitada e experiente na modalidade, ensina crianças, jovens e adultos que desejam andar de skate. Além do aprendizado, o NES abre espaço para treinos e práticas para pessoas experientes ou que simplesmente procuram uma pista para andar em dias de chuva (R$10 meninos e meninas andam de graça).

portal_aqui_tem_skate_13

portal_aqui_tem_skate_14portal_aqui_tem_skate_15portal_aqui_tem_skate_16portal_aqui_tem_skate_20

Por Fernanda Sá  |  Fotos Alex Monteiro
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior PEÇA RARA NA CASTANHEIRAS
Próximo COACHING ITINERANTE NA CIDADE