SOIXANTE-DIX DE JUAREZ MACHADO


Caixa Cultural Brasília recebe exposição em comemoração aos 70 anos de Juarez Machado

Chega à CAIXA Cultural Brasília a exposição Soixante-Dix que celebra os 70 anos do artista Juarez Machado – completados em 2011 – com 41 obras, entre pinturas a óleos, desenhos, esculturas e trajes que mostram a irreverência e o talento do catarinense. O coquetel de abertura da mostra, dia 8 de setembro, às 19h, contará com a participação do autor das obras, muitas delas auto-retratos, em que ele é o único elemento colorido da tela, destacando-se do fundo escuro ou em preto e branco.

Segundo Machado, a Soixante-Dix, cujo nome significa 70 em francês, é uma espécie de culto de amor a ele mesmo, uma brincadeira que acabou se transformando em mostra autobiográfica. “Pintei esta coleção de quadros numa justa homenagem a mim mesmo. Um grande deboche, uma caricatura de um artista de 70 anos ou de um homem de qualquer idade. Afinal sou humano e igual a todos”, justifica.

A exposição, que já passou pela CAIXA Cultural Fortaleza, por Paris, Florianópolis e Joinville, fica na Galeria Principal da CAIXA Cultural Brasília até 8 de novembro e finaliza sua itinerância em Porto Alegre.

Sobre Juarez Machado

Com mais de 50 anos de sólida carreira, o pintor, escultor, desenhista, caricaturista, mímico, designer e cenógrafo mantém ateliês em Paris, Rio de Janeiro e Joinville.Desde muito pequeno costumava desenhar na borda branca das folhas dos jornais com as notícias da Segunda Guerra. Foi chargista dos principais jornais brasileiros, mímico em programas de TV, produziu livros para crianças, trabalhou como professor em escolas de crianças carentes, fez esculturas e ganhou prêmios em várias partes do mundo. A partir de 1978, resolveu se dedicar apenas às artes plásticas. Internacionalizando seu trabalho, passou temporadas em Londres, Nova York e diversas cidades europeias até decidir estabelecer residência fixa em Paris, desde 1985, mas sempre retornando à sua cidade natal, Joinville.

Serviço

Exposição: Soixante-Dix, de Juarez Machado
Local: Galeria Principal da CAIXA Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4)
Visitação: até 8 de novembro de 2015, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos
Contato: Michelle Castro | michelle@edmlogos.com.br | 47 8405-4883

Anterior ORCAS PERSEGUEM BARCO
Próximo RÁDIO FEDERAL EM ÁGUAS CLARAS