1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade dia 21/10


Caminhada Nacional de Combate à Obesidade
Caminhada Nacional de Combate à Obesidade | Foto: Divulgação

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica promove 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promove, no dia 21 de outubro (domingo), às 9hs, simultaneamente em sete estados do Brasil, a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. Em Brasília, a concentração acontece no Parque da Cidade (Sarah Kubitschek), no Eixo Monumental Sul.

A ação, de aproximadamente 50 minutos, é em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro – e tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e de alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.

Participam da Caminhada pacientes bariátricos e a população em geral. As inscrições são gratuitas e os eventos serão realizados em Brasília, Goiás, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, a iniciativa visa alertar a população sobre os perigos do excesso de peso e incentivar uma vida mais saudável.

“Neste mês de outubro estamos aumentando as nossas recomendações, com o objetivo de estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis, pois no Brasil os números atuais mostram que a obesidade é um problema crônico e de saúde pública”, explica Marchesini.

A Caminhada em Brasília

Durante o evento – coordenado por cirurgiões, educadores físicos e profissionais multidisciplinares que integram o Capítulo da SBCBM no Distrito Federal – será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso, obesidade, bem como orientações sobre o nível de peso. Também poderão ser realizadas atividade e aulas aberta à população.

“A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem”, explica o presidente do Capítulo da SBCBM em Brasília, Cirurgião Luiz Fernando Cordova.

A obesidade

Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. A doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. “O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária”, completa Córdova.

Participe! Inscrições pelo site: https://www.sbcbm.org.br/evento/sites/caminhadaDF/

Serviço

DATA : 21/10/2018
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Parque da Cidade (Sarah Kubitschek) │ Eixo Monumental Sul, Setor de Indústrias, quadras 901, 906 e 910 | Asa Sul, Brasília, Distrito Federal
DIVULGAÇÃO: Comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)
APOIO: Exame Imagem e Laboratório; Hospital Brasília; Medtronic; D.M.I Material Médico Hospitalar; e Medcomerce.

Anterior Discutir política no trabalho? Só se for com moderação!
Próximo Solução para nunca mais ter que trocar a pilha do seu controle