ARTE URBANA EM TRÂNSITO


Mapa Gentil – Arte Urbana em Trânsito. O maior roteiro cultural de arte urbana do Distrito Federal. Projeto de arte-educação estimula alunos e comunidade. Por meio de Jogos de Arte e Arte Urbana, a transformação do espaço público e promove a ideia apropriação da rua como extensão do lar e que, portanto, deve ser cuidada e preservada.

Os Jogos de Arte do Mapa Gentil, aplicados em escola da Rede Pública de Ensino, motivam alunos do ensino médio a criarem placas com mensagens motivadoras e de cunho social que serão afixadas em Taguatinga Sul. O Mapa Gentil, desde 2012, oferece Oficinas de arte urbana a alunos de diferentes RAs do DF. As Oficinas são ministradas por arte-educadores e artistas de diferentes áreas, seguem metodologia educacional e são oferecidas gratuitamente.

O Jogo aplicado em 2015 pelo Mapa Gentil é o Trinca Social, um conjunto de cartas, como de um baralho, que traz em seu conteúdo problemas e contextos sociais para que, em grupo, sejam discutidos por estudantes. A eles, é dada a missão de criar soluções ou alternativas para contornar temas críticos vividos em sociedade. Ideias que são transformadas em placas, que chamam atenção para as possíveis soluções.

O Trinca Social, desenvolvido por Janaína André, idealizadora do Mapa Gentil, já foi utilizado por mais de dois mil alunos de diversas escolas, e teve a aprovação unanime de seus docentes. Desde sua criação, em 2012, cerca de 250 obras e 50 placas já foram espalhadas em pontos estratégicos de vias públicas, em quatro RAs do Distrito Federal. Neste ano de 2015, já foram instaladas outras 30 placas, que se destacam no trânsito de Taguatinga. Para Janaína, Jogos de Arte “são ferramentas inovadoras e colaboram na formação do senso crítico social e artístico de jovens, além de promoverem transformação social”.

portal_aqui_tem_mapa_gentil_06

Por se assemelharem a placas de trânsito, o Mapa Gentil de 2015 ganha o subtítulo de “Arte Urbana no Trânsito”. Estas sinalizações despertam o olhar, a reflexão de assuntos sociais pertinentes, assim como a utilização do espaço urbano para a divulgação de mensagens positivas, em especial por meio da arte. A distribuição das placas e fixação das mesmas segue as leis e normas de trânsito e tem autorização das Administrações das cidades.

As placas criadas durante as oficinas da edição 2015 do Mapa Gentil serão distribuídas em diferentes localidades de Taguatinga e sinalizadas em um mapa. O mapeamento exato de onde estão afixadas será realizado e poderá ser conhecido por meio de mídias impressas e digitais. O Mapa Gentil, deste ano, atende mais de 500 alunos em suas oficinas, que também podem ser chamadas de aulas-jogo ou momentos criativos e de reflexão coletiva.

O lançamento do Mapa Gentil, que neste ano tem como patrocinador a Oi Futuro, acontece dia 28 de novembro, sábado, na Praça do Relógio, em Taguatinga, a partir das 10h da manhã. O evento com entrada franca e livre para todas as idades, conta com a participação do Projeto Vocalize, com a presença dos alunos que participaram das oficinas, artistas plásticos e oficineiros.

O Vocalize é um grupo vocal que reúne cerca de 50 adolescentes do Centro de Ensino Médio Asa Branca (Cemab), de Taguatinga. O projeto, que surgiu em 2011 sob a coordenação do Prof. Augusto Pacheco, gravou seu primeiro CD em 2013 e se apresenta, cada vez mais, por espaços do DF.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site http://mapagentil.com.br/

Da Redação | Fotos Divulgação
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior BRASIL TERÁ 148 MILHÕES EM 2019
Próximo ROSTO COM APARÊNCIA JOVEM