CERVEJAS ARTESANAIS, MÚSICA, GASTRONOMIA E CULTURA CERVEJEIRA


Edmilson Silva
Edmilson Silva | Foto: Divulgação

Nos dias 27, 28 e 29 abril, a capital federal será palco de uma grande celebração da cena cervejeira da região Centro-Oeste. E a área da fonte da Torre de TV foi o local escolhido para receber a segunda edição do Brasília Brew Fest & Homebrewers (BBFH).

“O BBFH é um festival concebido para celebrar a música de qualidade, a boa gastronomia, a família, os amigos, nossa cidade, suas maravilhosas cervejas, bem como algumas das melhores cervejarias do Brasil e do mundo”, afirma o organizador do evento, Kennedy Bitencourt.

O evento é uma experiência coletiva que reúne periodicamente, em espaços especiais de Brasília, além das cervejarias artesanais locais, os empreendedores do segmento (fabricantes, distribuidores, lojistas de insumos e equipamentos e outros negócios), cervejarias de outros estados e países, além dos cervejeiros caseiros (homebrewers). Também participam alguns dos melhores chefs da cidade, estudiosos, apreciadores do universo cervejeiro artesanal, assim como aqueles que gostam de curtir Brasília e suas áreas diferenciadas.

Kennedy explica que o BBFH é uma maneira de celebrar a cena cervejeira local e suas conquistas, de apresentar à cidade suas próprias cervejas, de reunir amantes e afins do universo cervejeiro artesanal, de experimentar as melhores cervejas, de vislumbrar a beleza da cidade ocupando um de seus espaços especiais, de levar toda a família para se divertir, se alimentar, ouvir boa música, conversar e rir com amigos em ambiente familiar.

Por isso, o evento foi concebido para ter edições ao ar livre, em ambientes e espaços que propiciem o contato com a natureza, com setores da arena que agradem a todos os membros da família, desde os que têm pets aos que curtem passear de bicicleta, ou mesmo apreciar os deliciosos cardápios de chefs e restaurantes locais, ou ainda, ter contato com itens diferenciados da Economia Criativa. Sem contar a programação musical, em três grandes momentos: no almoço musical com grupos de chorinho, no happy hour ao final da tarde com

os DJs do evento, e à noite com shows covers daquelas bandas de rock que todos amam. Tem ainda workshops no auditório do evento, com temas técnicos do básico ao avançado para os que desejem começar a fabricar suas próprias cervejas ou já se aventuram por esse hobby.

A ARENA DO BBFH

CERVEJAS ARTESANAIS

A arena do BBFH possui uma Vila Cervejeira que simula um ambiente biergarten, tradicional na Alemanha, onde se aprecia boas cervejas em locais arborizados e com jardins. São dezenas de cervejarias e mais de 100 rótulos das melhores cervejas de Brasília, do Brasil e do mundo, trazendo ao público os mais diversos estilos e sabores de cervejas artesanais.

GASTRONOMIA

O BBFH tem uma Praça Gourmet com curadoria do chef Claude Capdeville, que reúne alguns dos melhores chefs e restaurantes da cidade, com cardápio e opções diversificadas. A Praça Gourmet fica perto do palco do evento e da programação musical, possui áreas cobertas, mesas e cadeiras. É um dos espaços especiais do evento.

MÚSICA

A programação musical é uma atração à parte. Com três grandes momentos durante o dia e a noite: entre meio-dia e 14h, no sábado e domingo, o BBFH terá o ALMOÇO MUSICAL com rodas de choro em apresentações dos grupos Tartaruga (sábado) e Voz e Choro (domingo). Quem chega mais cedo, não paga ingresso. Até às 14h, o acesso é livre.

Ao final do dia, com o belo pôr do sol de Brasília, acontece o HAPPY HOUR ESPECIAL do BBFH ao som dos DJs BBK (sexta-feira), Thiago Freitas (sábado) e Maraskin (domingo).

E, para finalizar, à noite ocorrem os SHOWS COVERS, com gêneros específicos a cada dia: na sexta-feira (27), o melhor do blues mundial; no sábado (28), as grandes bandas grunge e alternativas da década 90 e 2000 e, no domingo (29), as bandas clássicas do rock mundial: Deep Purple, Led Zeppelin, Rolling Stones e show de encerramento com Pink Floyd.

ECONOMIA CRIATIVA

O BBFH possui ainda uma área de estandes de Economia Criativa, com barbearia, camiseteria, produtos artesanais, peças de artesanato, tabacaria, entre outros itens diferenciados.

ESPAÇOS KIDS, TEEN e FRALDÁRIO

Crianças e adolescentes também terão muito o que fazer: o Espaço Kids terá brinquedos infláveis, brinquedoteca, desenhos para colorir, pipoca e balões e o Espaço Teen, pistas de autoramas e ludoteca (jogos de tabuleiro). E para pais com bebês, o evento disponibilizará um fraldário.

ESPAÇO PETS

Até os pets terão o seu espaço, com produtos veterinários, doação de animais de estimação e brincadeiras e atividades.

BICICLETÁRIO

O BBFH vai também oferecer um bicicletário para quem quiser ir ao evento de bike.

ESPAÇO LOUNGE

Neste espaço, haverá pufes infláveis, sombra da árvore e outros itens para relaxar curtindo a música do evento e o visual da Esplanada dos Ministérios.

CAFETERIA e SORVETERIA

Para terminar de compor esse ambiente, o BBFH ainda traz ainda uma Cafeteria e uma Sorveteria.

EVENTOS INTEGRADOS

WORKSHOPS E PALESTRAS CERVEJEIRAS

O BBFH realizará workshops e palestras sobre processos e etapas de fabricação de cervejas artesanais durante as tardes do evento. Com coordenação da Escola de Cerveja de Brasília e participação de alguns dos principais especialistas locais e personalidades do universo cervejeiro nacional. É o caso de Jamal Awadallk (PR), do canal de Youtube Beer Scholl de cursos técnicos sobre produção de cervejas; Edmilson Silva (GO), cervejeiro e responsável técnico da Klaro Cervejaria, além dos brasilienses Ricardo Coutinho (Fábrika da Cerveja), Marcos Paulo (Cervejaria Cruls); Marcelo Fenoll, Tiago França e Felipe Brandão (Escola de Cerveja de Brasília). Informações para inscrição no site do evento www.brasiliabrewfest.com.br. As vagas são limitadas.

BRASSAGEM COLETIVA

Para quem ainda não viu de perto o processo de fabricação caseira de uma cerveja artesanal, a Acerva Candanga e a Fábrika da Cerveja farão uma brassagem coletiva, a partir de meio-dia de domingo (29/4). O público poderá acompanhar todo processo de perto e inclusive fazer perguntas. Na ocasião, será sorteado entre os participantes uma vaga no curso: “Fabricação de Cervejas Caseiras”, da Fábrika da Cerveja.

LANÇAMENTO DE NOVAS CERVEJARIAS E RÓTULOS

Outra novidade é que o BBFH apresentará ao público as mais novas cervejarias e rótulos brasilienses.

FESTIVAL OH HOP DAY!

O BBH receberá a segunda edição do festival Oh Hop Day!, o Festival da Acerva Candanga reunirá cervejeiros caseiros brasilienses (homebrewers) associados, que vão expor suas criações a partir das 10h da manhã do sábado, 28 de abril. Mais informações: www.acervacandanga.com.

LOJA DO BBFH

Nesta segunda edição do BBFH o público poderá adquiri kits, camisetas e outros produtos das cervejarias para levar para casa.

PASSEIO CICLÍSTICO

O BBFH vai promover um passeio ciclístico no Eixo Monumental, na manhã de domingo (29 de abril), a partir das 10h, com os atletas cervejeiros adeptos de bicicletas e todos aqueles que quiserem participar.

ACESSO AO EVENTO E MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA

A 99POP, parceira do evento, vai permitir que os brasilienses deixem seus carros em casa e possam ir e voltar do evento com desconto de 40%.

Mas se ainda assim os visitantes preferirem usar o carro, o Brasília Brew Fest & Homebrewers disponibilizará transporte gratuito noturno (Van) ao público para o trajeto entre a arena do evento e o estacionamento da Funarte. O Detran-DF, parceiro do BBFH, também estará presente promovendo campanha educativa e de conscientização do público sobre direção responsável.

MEIA-ENTRADA E DOAÇÃO DE ITENS AO PROGRAMA MESA BRASIL SESC

INGRESSOS

Quem doar alimentos, agasalhos, cobertores, vestuário em geral e livros pagará meia-entrada. A arrecadação será direcionada às instituições carentes cadastradas no Programa Mesa Brasil SESC.

Também terão direito a 50% de desconto assinantes do Correio Braziliense, idosos acima de 60 anos, estudantes, professores e pessoas com deficiência.

A edição anterior do BBFH foi o evento com a segunda maior arrecadação de alimentos para o Programa Mesa Brasil SESC, atingindo quase duas toneladas de alimentos, mais de 300 peças de vestuário e 150 livros.

CANECA DO EVENTO

Os primeiros quatro mil pagantes que chegarem ao BBFH ganharão a caneca do evento.

PROGRAMAÇÃO

27 de abril | SEXTA-FEIRA BLUES

· 16h às 20h – Abertura oficial do evento: Happy Hour Especial ao som da DJ BBK e início das atividades da Vila Cervejeira, Praça Gourmet e Economia Criativa.
· 16h às 20h – Happy Hour Especial ao som do DJ BBK.
· 16h às 17h45 – WORKSHOP: ELABORAÇÃO DE RECEITAS DE CERVEJAS

Aprenda a elaborar uma receita a partir do zero. Entenda o que é guia de estilos, abreviações usadas no processo, como: ABV, OG, FG, e saiba escolher os lúpulos e leveduras para preparar uma cerveja perfeita. Com Marcelo Fenoll (Escola de Cerveja de Brasília).

· 20h – Palco Rolla Pedra: Show Brazilian Blues Band e Covers Blues Etílicos e Celso Blues Boy.
· 21h – Palco Rolla Pedra: Show Hot Tomato (Ray Charles, Albert King, Muddy Waters, Stevie Ray Vaughan, Little Walter e Jimi Hendrix).
· 22h30 – Palco Rolla Pedra: Show Procurados Blues (Stevie Ray Vaughan, Freddie King, B.B. King, Robert Johnson, Erci Clapton).
· 0h – Encerramento.

28 de abril | SÁBADO ALTERNATIVE ROCK

· 10h – Vila Cervejeira: Festival Oh Hop Day! O Festival da Acerva Candanga com cervejeiros caseiros expondo suas cervejas aos associados.
· 11h – Abertura do evento e início das atividades da Vila Cervejeira, Praça Gourmet, Espaços Kids, Teen, Pets e Lounges. (Acesso Livre ao público até as 14 horas).
· 12h às 14h – Praça Gourmet: ALMOÇO MUSICAL com show do grupo Tartaruga e o melhor do choro e do samba.
· 12h às 13h45 – WORKSHOP: EQUIPAMENTOS PARA FABRICAÇÃO DE CERVEJAS ARTESANAIS

Uma apresentação detalhada dos diversos equipamentos utilizados na elaboração de cerveja caseira, indicando custo, finalidade, qualidade e características de cada primeiro kit cervejeiro (conjunto de equipamentos) para que deseja iniciar no universo do cervejeiro caseiro. Com Marcelo Fenoll (Escola de Cerveja de Brasília).

· 14h às 15h30 – Música Ambiente na Praça Gourmet/Vila Cervejeira.
· 14h às 15h45 – WORKSHOP: BOAS PRÁTICAS EM FERMENTAÇÃO

Aprenda as melhores práticas, técnicas e equipamentos para se criar um ambiente adequado e garantir uma fermentação ativa e saudável, assim como uma cerveja melhor. Com Marcos Paulo (Cervejaria Cruls).

· 16h às 17h45 – WORKSHOP: A CIÊNCIA DA MOSTURAÇÃO

Entenda os processos que ocorrem durante a mosturação, saiba como tirar o máximo proveito e produzir melhores cervejas. Com Jamal Awadallak (Beer School).

· 15h30 às 19h30 – HAPPY HOUR ESPECIAL ao som do DJ Thiago Freitas.
· 19h30 – Palco Rolla Pedra: Show Audioslave com a banda Sound To React.
· 20h30 – Palco Rolla Pedra: Show Foo Fighters com a banda Let’s Grohl.
· 21h30 – Palco Rolla Pedra: Show Red Hot Chili Peppers com a banda Suck My Socks.
· 22h30 – Palco Rolla Pedra: Show Pearl Jam com a banda Ledbetter.
· 0h – Encerramento.

29 de abril | DOMINGO CLASSIC ROCK

· 10h – Passeio Ciclístico Brasília Pedal Brew no Eixo Monumental.

11h – Abertura do evento e início das atividades da Vila Cervejeira, Praça Gourmet, Espaços Kids, Teen, Pets e Lounge. (Acesso Livre ao público até as 14 horas).
A partir de 12h – Praça Gourmet: ALMOÇO MUSICAL com show do grupo Voz e Choro e o melhor do chorinho.
· 12h às 13h45 – WORKSHOP: SOUR BEER

A preferida entre muitos cervejeiros e nova “febre” mundial. Saiba como preparar sua primeira Sour e apaixone-se pela acidez, refrescância, aromas e sabores frutados dessa cerveja diferenciada. Com Tiago França (Escola de Cerveja de Brasília).

· 13h30 às 17h30 – HAPPY HOUR ESPECIAL ao som do DJ Maraskin.
· 14h às 15h45 – WORKSHOP: CERVEJARIAS CIGANAS

Entenda o passo-a-passo para se tornar uma cervejaria cigana e fazer sua primeira cerveja em uma fábrica e comercializá-la. Com Edmilson Silva (Klaro Cervejaria).

· 16h às 17h45 – WORKSHOP: PAINEL ELETRÔNICO CERVEJEIRO

Entenda o funcionamento, técnicas de montagem, operação e tipos de painéis eletrônico para controle do processo de fabricação de cerveja caseira” com Ricardo Coutinho (Fabrika da Cerveja).

· 17h30 às 18h20 – Palco Rolla Pedra: Show com a banda Dollores.
· 18h30 às 19h10 – Palco Rolla Pedra: Show Deep Purple com a banda Vintage Drops.
· 19h10 às 19h50 – Palco Rolla Pedra: Show Led Zeppelin com a banda Vintage Drops.
· 20h às 20h50 – Palco Rolla Pedra: Show Rolling Stones com a banda Cloning Stones.
· 21h – Palco Rolla Pedra: Show Pink Floyd com a banda Rota 69.
· 23h – Encerramento.

Serviço

BBFH – Brasília Brew Fest & Homebrewers 2
Dias 27, 28 e 29 de abril de 2018
Local: Fonte da Torre de TV
Dia 27/4 (sexta-feira) – a partir das 16h
Dias 28 e 29/4 (sábado e domingo) – a partir das 11h
Censura: 18 anos. Menores terão acesso diurno acompanhados dos responsáveis.
É expressamente proibido o consumo de bebida alcoólica por menores de idade.
Os maiores de idade receberão pulseira de identificação.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada para o 1o lote de ingressos)

Terão acesso a meia-entrada

· Doadores de 1kg de alimento não perecível, livro, agasalho, cobertor ou outro vestuário ao Programa Mesa Brasil SESC
· Doadores de livro, vestuário, agasalho ou cobertor
· Assinantes Correio Braziliense
· Idosos, acima de 60 Anos
· Estudantes e professores
· Portadores de Necessidades Especiais

PONTOS DE VENDA ANTECIPADA DE INGRESSOS

Loja virtual

www.bilheteriadigital.com.br

Lojas físicas

Candango Brau (CA 2 – Lago Norte)
Mercearia Colaborativa (CLN 412 – Asa Norte)
Bunker Micro Pub (Jardim Botânico – Lago Sul)
Casa Olec (SIG Quadra 03)
Mercadinho Lobão (QE 17 – Guará II)
Stadt Bar (SIG Quadra 03)
Cervejaria Hop Capital (SIA)
Fabrika da Cerveja (Shopping One – Águas Claras)
Mais Informações: www.brasiliabrewfest.com.br

Anterior As chaves que fazem do Brasil o favorito para conquistar a Copa
Próximo Estudantes criam startup de telefonia e vão representar Brasil