CONGRESSO INTERNACIONAL REPACIFICAR


Brasília recebe Congresso Internacional RePacificar em setembro. Terceira edição do evento homenageia Mahatma Gandhi, na pessoa de seu neto Arun Gandhi, que dialogará sobre cultura de paz ao lado de outros grandes nomes do Brasil e do exterior, tendo a cidade como palco deste grande encontro de ideias

O Congresso Internacional RePacificar, que há dois anos acontece em Goiânia, Goiás, chega a Brasília com a nobre missão de tornar-se um evento internacional, tendo a capital do país como o local apropriado para receber grandes nomes da cultura de paz, vindos de diversas cidades do Brasil e do mundo. Neste ano, o evento terá como tema “Ser a mudança que queremos ver no mundo”, e acontecerá entre os dias 22 e 23 de setembro de 2016, no auditório ParlaMundi da Legião da Boa Vontade.

O RePacificar tem como missão reunir, anualmente, especialistas dos cinco continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceania), de forma conjunta ou alternadamente, com experiências concretas em cultura de paz e desenvolvimento humano, para compartilhar suas variadas práticas preventivas, interventivas ou restaurativas. Neste ano, o homenageado de honra será o pacificador Mahatma Gandhi, na pessoa de seu neto, Arun Gandhi – considerado continuador de seu trabalho – que ao longo do encontro comentará lições diversas de seu avô que encontram aplicação prática em diferentes iniciativas ao redor do globo.

Outros grandes especialistas como o juiz Haroldo Dutra; a presidente da Associação para Resolução de Conflitos de Nova York, Denise Shaw; o diretor regional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Reinaldo Riviera Jr; o professor e mediador com atuação na Argentina e Uruguai, Diego Mongrell Gonzalez; a terapeuta comunitária e consultora da Secretaria de Saúde do GDF, Maria Henriqueta Camarotti; e o psicólogo e palestrante, Rossandro Klinjey, tratarão de riquíssimos temas da cultura de paz, ao longo dos dois dias da programação.

Entre os principais assuntos, as palestras focarão nas formas diversas da aplicação de projetos e técnicas de repacificação em comunidades, escolas, áreas de segurança, no judiciário e no âmbito inter-religioso, promovendo entendimento e diálogo entre os diferentes credos. “No entanto, qualquer pessoa pode se tornar um repacificador – da dona de casa ao presidente da República, todos podemos fazer esse papel no ambiente em que está inserido”, convida o presidente do Ninomiya Institute, Akira Ninomiya, que ressalta que as inscrições estão abertas e oferecem valores para participar do congresso de forma presencial ou, ainda, no online.

Como evento técnico-científico de iniciativa privada, realizado pelo Ninomiya Institute (organização sem fins lucrativos) e Ninomiya Corporation (empresa social), sem vinculação político-partidária ou religiosa, a renda arrecada é destinada às iniciativas do Programa RePacificar.

PALESTRANTES DESTE ANO:

Arun Manilal Gandhi:
Primeiro neto de Gandhi, Arun Manilal Gandhi abre o evento com a palestra Ser a mudança que queremos ver no mundo. Membro do conselho do Hospital para crianças Nelson Mandela, na África do Sul, Arun também é presidente do Instituto de Educação Gandhi, suas constantes viagens pelo mundo permitem transmitir as lições de seu avô.

Haroldo Dutra Dias:
Segundo palestrante do congresso RePacificar, Haroldo Dutra Dias é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, escritor, tradutor, professor e conferencista brasileiro. O palestrante que é autor de uma tradução do Novo Testamento para o português, editada originalmente pelo Conselho Espírita Internacional em 2010, traz o tema Aspectos éticos e metafísicos do Sermão no Monte.

Denise Shaw:
Presidente da Associação para Resolução de Conflitos – Greater New York (ACR-GNY), mediadora, árbitra e advogada, especializada em resolução de conflitos. Atuante assídua no Peace Institute, uma das maiores e mais respeitadas instituições de mediação em Nova Iorque, Estados Unidos. Presidente do Shaw Group, prestando serviços nas áreas: individual, família, empresarial e setor público. Denise traz o novo olhar em sua palestra com o tema Estabelecendo pontes entre os divididos.

Reinaldo Rivera Jr.:
Diretor Regional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos – Serviços de Relacionamento Comunitário (CRS), Reinaldo Riviera Jr. conta com sua experiência para ministrar o tema Relacionamento polícia-comunidade, em sua palestra no dia 23 de setembro. O Serviço de Relacionamento Comunitário é um componente do Departamento de Justiça é o “pacificador” federal para comunidades em conflito e tensões geradas por diferenças de raça, cor, nacionalidade, religião, orientação sexual, deficiência, entre outros.

Maria Henriqueta Camarotti:
Consultora técnica da área Pública Federal e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e terapeuta comunitária, Maria Henriqueta Camarotti também é coordenadora do Centro de Estudos da Consciência e Diretora Clínica da Clínica de Psiquiatria e Psicologia Flor da Manhã. Tento como tema a terapia comunitária, a criadora e facilitadora do Programa de Desenvolvimento da Consciência Autocurativa, mostra como esse tipo de atividade pode auxiliar no cotidiano de comunidades.

Rossandro Klinjey:
Palestrante e escritor, o psicólogo clínico com mestrado em Saúde Coletiva e Doutorando em Psicanálise, Rossandro Klinjey apresenta o tema A arte de viver em família. Autor do livro Temas complexos: uma abordagem didática e coautor do livro Educando para a paz, o palestrante atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros, no Brasil e nos Estados Unidos.

Diego Mongrell Gonzalez:
Professor e pesquisador em direito empresarial e métodos adequados de resolução de conflitos. Mediador e advogado habilitado no Uruguai e na Argentina. Bacharel em Direito pela Universidade da República (Uruguai) e Mestre pelas Universidade de Navarra (Espanha) e La Trobe (Austrália). Assessor da Direção Nacional de Mediação (Ministério da Justiça da Argentina).

PROGRAMAÇÃO:

22 de setembro de 2016
· Credenciamento a partir das 8h
· Cerimônia de abertura do evento com início às 9h
· Palestra com Arun Gandhi: Ser a mudança que queremos ver no mundo

Horário: 14h
· Palestra com Haroldo Dutra Dias: Aspectos éticos e metafísicos do Sermão no Monte
· Painel Inter Religioso: Reconciliação e Paz – Uma visão Inter-religiosa
· Convidados painelistas diversos

23 de setembro de 2016
Horário: 08h30
· Palestra com Denise Shaw: Estabelecendo pontes entre os divididos
· Palestra com Diego Mongrell: O paradoxo de regular a mediação por lei – Aprendendo com os erros
· Palestra com Reinaldo Rivera: Relacionamento polícia-comunidade
· Palestra com Maria Henriqueta Camarotti: Terapia Comunitária Integrativa no desenvolvimento da consciência e cultura de Paz

Horário: 14h
· Palestra com Rossandro Klinjey: A arte de viver em família

Horário: 15h30
· Mesa redonda: Ser a mudança que queremos ver no mundo
· Participantes: todos os palestrantes

FOTOS: LUCIANO OHYA

Serviço

3º Congresso Internacional RePacificar
Data: 22 e 23 de setembro de 2016
Horário: 8h (para credenciamento) e às 9h têm início as palestras
Local: Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV (Asa Sul- DF)
Valores: Participação presencial – R$ 570 e participação online – R$ 370,00.
Sites para inscrições e informações: www.repacificar.org e congresso.repacificar.org
E-mail: congressorepacificar@gmail.com

Da Redação | Foto Luciano Ohya
Sugestões portalaquitem@gmail.com * Pautas aquitemredacao@gmail.com

Anterior TEATRO E AUTÓGRAFOS NO PÁTIO
Próximo SUPER LIBRIS: ERA OUTRA VEZ