EXPOSIÇÃO MIGUEL DE CERVANTES


Instituto Cervantes recebe a exposição Miguel de Cervantes ou o desejo de viver, mostra fotográfica comemora o 4º centenário de morte de Miguel de Cervantes, de 3 de março a 16 de abril com entrada franca

O fotógrafo espanhol José Manuel Navia revela ao público a temática do trajeto percorrido por Miguel de Cervantes durante sua vida em uma exposição que celebra os 400 anos de morte do romancista castelhano. São lugares e caminhos por onde o escritor de “Dom Quixote” andou ao longo de sua vida – uma vida atribulada, incerta e cheia de lacunas, demonstrada de forma velada nas suas obras.

Na mostra, que fica no Espaço Cultural Instituto Cervantes Brasília de 02/03 a 16/04, há também fotos dos cenários que Navia entende como locais descritos nas obras de Cervantes, como, por exemplo, no clássico literário mais famoso “Dom Quixote”. A proposta do fotógrafo é levar o olhar atual sobre o percurso realizado pelos personagens nas obras de Cervantes e do próprio escritor, dialogando com a literatura e a realidade.

A mostra traz 45 fotografias e já passou pela Europa (Espanha e Portugal), e, no Brasil, por São Paulo. Entre as imagens, está a placa do local onde o escritor ficou em cativeiro entre 1575 e 1580, em Argel (Argélia), após ser capturado por piratas, quando retornava da Batalha de Lepanto. Em outra foto, Navia mostra Esquivias, região de La Mancha, terra da esposa de Cervantes e local onde o escritor se dedicou ao universo teatral.

“Este trabalho é, sem dúvidas, um dos mais pessoais dentre os realizados até hoje. Permiti-me enfrentar, sem reservas, a difícil, apaixonante e essencial relação estabelecida entre a imagem e a palavra, entre a fotografia e a literatura. Sempre sobre a base de importância que, como fotógrafo, concedo a ideia do rastro. As surpresas e incertezas têm me assaltado incessantemente. O atrevimento não é pequeno”, explica José Manuel Navia.

Serviço

Miguel de Cervantes ou o desejo de viver
Instituto Cervantes Brasília (SEPS 707/907 Lote D Asa Sul)
Abertura: quarta, 02/03, às 19h
Data: de 3/3 a 16/4
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados, das 9h às 15h.
Entrada Franca
CI: livre
Informações – 3242.0603
http://brasilia.cervantes.es

Da Redação | Foto José Manuel Navia
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior MOBILIDADE URBANA EM PRÁTICA
Próximo QUANTO MAIS PURPURINA MELHOR