EXPOSIÇÃO SOBRE LINHAS, MEMBRANAS E FRONTEIRAS


Michelle Bastos
Michelle Bastos. Sem título. Fotografia impressa em papel algodão. 2017

Três artistas visuais que trabalham a fotografia como suporte apresentam trabalhos que dialogam com a arquitetura e a história da arte na Casa Frida, São Sebastião/DF

No dia 28 de março às 20h será inaugurada a terceira itinerância da mostra fotográfica “Sobre linhas, membranas e fronteiras”, com obras de Cléo Alves Pinto, José Roberto Bassul, Michelle Bastos e curadoria de Renata Azambuja. Na ocasião, haverá um bate-papo – acessível em Libras – entre os artistas e público participante. O acesso à Casa Frida é livre, com entrada gratuita e para todos os públicos.

A mostra, que foi exibida originalmente no Museu Nacional de Brasília em 2017, teve sua primeira itinerância da Galeria Olho de Águia e a segunda na galeria A Casa da Luz Vermelha. Esta é uma iniciativa do Foto Capital, projeto apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura e pela Secretaria de Estado e Cultura do Distrito Federal.

Sobre a exposição

A mostra “Sobre linhas, membranas e fronteiras” é uma realização do Foto Capital, evento dedicado à fotografia, realizado em setembro de 2016, que reuniu em Brasília alguns dos mais importantes fotógrafos, curadores, produtores culturais e críticos brasileiros para uma jornada dedicada à fotografia como linguagem, poética e arte. Os três fotógrafos que participam da mostra foram selecionados nas leituras de portfólio realizadas por Carlos Carvalho, Diógenes Moura, Eugênio Sávio, Iatã Cannabrava, Kazuo Okubo, Milton Guran, Nair Benedicto, Renata Azambuja, Rosely Nakagawa e Tiago Santana. Como prêmio, ganharam a participação na exposição, a impressão das imagens e a mediação e curadoria de Renata Azambuja.

As obras dos portfolios que estarão expostas acabaram por adquirir uma potência por terem encontrado, em seu conjunto, pontos de convergência temáticos em que estão presentes espaço, arquitetura, cartografias, etnografia. “O olhar do fotógrafo, informado por suas questões pessoais, aponta para uma versão da verdade, mesmo quando dirige-se para um objeto real”, afirma Renata Azambuja. “A partir disso, os fotógrafos revelam várias facetas do real, e daí emergem catalogações etnográficas e imaginárias, um interesse pela semiologia que introduz narrativas, e olhares antropológicos sobre as imagens, marcando a presença e a interferência do ser humano na paisagem”, ressalta a curadora.

Sobre o Foto Capital

Para Kazuo Okubo, idealizador do Foto Capital, a realização de um evento dedicado à fotografia com leitura de portfólios é uma oportunidade única para os fotógrafos apresentarem seus trabalhos a importantes curadores, estudiosos da fotografia e realizadores de festivais, que podem abrir portas para uma maior visibilidade da produção dos artistas visuais. Já em relação a mostra “Sobre linhas, membranas e fronteiras”, Kazuo Okubo ressalta que é um prêmio importante, que ampliará significativamente os currículos e a possibilidade de os artistas terem seus trabalhos vistos por galeristas e pelo grande público.

O Foto Capital é uma realização da Galeria A Casa da Luz Vermelha e é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Museu Nacional da República e Governo de Brasília. Apoiam esta iniciativa a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), o Museu Nacional, a Canson Infinity e o Centro Universitário IESB.

Serviço

Sobre linhas, membranas e fronteiras
Mostra fotográfica itinerante, de portfólios selecionados pelo Foto Capital
Artistas: Cléo Alves Pinto, José Roberto Bassul e Michelle Bastos
Curadoria: Renata Azambuja
Inauguração/bate-papo: 28 de março, às 20h – acessível em Libras
Visitação: Até 28 de abril
De segunda a sexta, das 9h às 18h; Aos sábados e domingos com agendamento prévio.
Local: Casa Popular de Cultura de Rua Frida Kahlo – Casa Frida
Rua 30, Lote 121, s/n, Perto do Colégio do Bosque, Vila Nova, São Sebastião, Brasília/DF
Realização: Foto Capital e A Casa da Luz Vermelha
Mais informações: (61) 98360-1676 | www.casafridadf.com | casafridadf@gmail.com | (61) 98360-1676 | contato@fotocapital.net

Anterior CANTUCCI BISTRÔ APRESENTA MENU ESPECIAL DE PÁSCOA
Próximo ARENA DE TIROS DE AIRSOFT NO BOULEVARD SHOPPING