FAUSTO & MANOEL NO PONTÃO


Fausto & Manoel inaugura unidade no Pontão do Lago Sul

Junho marca a chegada de uma nova casa no Pontão do Lago Sul, que abriga sucessos como BierFass, Manzuá, Sallva Bar & Ristorante, Mormaii e Soho. No próximo dia 7, o Fausto & Manoel dá início às suas operações no complexo de gastronomia e lazer. Com projeto assinado pela Quality Solution Arquitetura, o bar e restaurante, que funcionará no local antes ocupado pelo bar Devassa, terá espaço contemplando 480 lugares.

O sistema de atendimento mistura buffet e opções à la carte e o cardápio segue os mesmos padrões das outras unidades, com petiscos, pratos clássicos da culinária brasileira, além de drinks e o tradicional chopp gelado no Happy Hour que é conhecido da rede.

Sobre o Pontão

Brasília não tem mar, mas o brasiliense elegeu a sua praia. Às margens do Lago Paranoá e aos pés da Ponte Costa e Silva, que liga o Lago Sul ao Plano Piloto, o Pontão do Lago Sul é local obrigatório para quem vive ou visita a cidade. Atrativos não faltam para moradores e turistas que vislumbram dali a vista do mais belo pôr do sol brasiliense. Indiscutivelmente, o mais belo entardecer do país, já que o título de “pôr do sol espetáculo” é privilégio da capital federal. Cenário de cartão-postal, gastronomia variada, intensa programação cultural e esportiva, amplo estacionamento e inúmeros serviços. Um centro completo de lazer cercado por muito verde e segurança que contribuíram para torná-lo um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília e integrá-lo ao cotidiano dos moradores da cidade.

Inaugurado em março de 2002, o Pontão é o maior complexo de gastronomia e entretenimento ao ar livre de Brasília. Mais de 20 mil veículos circulam pelos seus 134 mil metros quadrados semanalmente. Sua estrutura oferece 1,5 mil vagas de estacionamento e todos os meses cerca de 170 mil pessoas frequentam seus restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças, caixas eletrônicos e eventos. Número de visitantes este se contabilizado apenas os de acesso terrestre, já que é possível chegar ao espaço, também, por água.

Parte essencial do projeto Orla, o Pontão do Lago Sul começou a ser concebido a partir de Julho de 1996 com a publicação do EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA N°006/96 pela COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA – TERRACAP. O empreendimento é uma parceria público-privada com participação da TERRACAP e do GDF e tem a EMSA – Empresa Sul Americana de Montagens S/A como cessionária.

Na orla do Pontão, de 1,2 mil metros, quatro píeres que facilitam o acesso de lanchas, barcos e jet skis. Durante os finais de semana e feriados há um congestionamento de embarcações. Dos píeres também é possível observar um verdadeiro espetáculo de manobras radicais e de provas de resistência física realizado pelos amadores e profissionais de esportes aquáticos. Nas suas margens acontecem as mais importantes competições de diversas modalidades esportivas do Distrito Federal e do país, como o Campeonato Brasileiro Mormaii de Wakesurf, o Circuito de Natação em Águas Abertas e etapas do Brasileiro e Brasiliense de Triathlon, além de corridas nacionais e locais. Algumas chegam a reunir mais de três mil competidores. Em 2017 o Pontão sediará a etapa brasiliense do Circuito Challenger.

Idealizado e construído para desenvolver o turismo de entretenimento, de negócios, cultural e gastronômico em Brasília – parte integrante do Projeto Orla -, o Pontão do Lago Sul é frequentemente palco de feiras de exposições, shows – como o da banda inglesa Simply Red -, concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Vivo Open Air (projeto cultural itinerante que abriga o maior cinema ao ar livre da América do Sul) e lançamentos imobiliários e automobilísticos, entre outros. Também eventos de moda. São diferentes opções de diversão reunidas no mesmo lugar.

O Pontão é também cenário de um dos melhores réveillons do País. Os brasilienses elegem os restaurantes do Pontão para comemorar a virada do ano. São opções diferentes que, juntas, proporcionam muita alegria, um belo espetáculo de queima de fogos e ótimas e variadas atrações musicais.

Gastronomia elogiada – BierFass, Manzuá, Mormaii Surf Bar, Sallva Bar & Ristorante e Soho Restaurante oferecem almoço com vista privilegiada, happy hour agitado e noites fervilhantes. Os bares e restaurantes do Pontão do Lago Sul formam um centro gastronômico de cardápio variado e elogiado por público e crítica especializada.

Um dos restaurantes mais tradicionais de Brasília (existe desde 1976), o BierFass foi o primeiro a aportar no Pontão do Lago Sul. Com instalações arrojadas e modernas, o lugar é conhecido por seu ambiente familiar, excelente comida, famoso happy hour e uma adega climatizada com mais de cem rótulos de vinhos nacionais e importados. O chope servido a zero grau, o bacalhau e a feijoada estão entre os melhores do país. Destaque dos sábados, a feijoada é acompanhada de arroz branco, farofa e couve e quem solicitar o prato brasileiríssimo pode servir-se à vontade de torresmo, caldinho apimentado, laranja e caipirinha de limão ou maracujá.

No Manzuá, especializado em frutos do mar, encontra-se o melhor pescado do Distrito Federal. Seu cardápio composto por entradas, moquecas, pratos especiais da casa, ensopados e guarnições. No ambiente decorado com peças artesanais trazidas da Bahia, é possível saborear, como entrada, um delicioso acarajé e casquinha de siri. Para o prato principal, as sugestões são o Grelhado Manzuá, acompanhado por arroz com brócolis e molho de alcaparras e o Manzuá de Pescado (filé de peixe grelhado com camarões, lagostim, polvo e mexilhões, regado com azeite extra virgem, com alho e ervas finas).

O Mormaii Surf Bar tem clima praiano e uma clientela formada basicamente por jovens e amantes de esportes náuticos. O espaço se destaca por agregar loja com produtos Mormaii (roupas, acessórios e equipamentos) e de outras marcas consagradas de acessórios esportivos (como relógios), e o Surf Bar. Com decoração litorânea, o Surf Bar possui cardápio variado e uma repleta carta de vinhos. Seu açaí é famoso, assim como seus sanduíches e seus pratos da culinária japonesa. O local é sede do “movimento dos sem-praia”, uma brincadeira bem humorada dos seus freqüentadores. Alguns recompensam a saudade do litoral com as práticas do wakesurfe e do wakeboard, esportes muito praticados nas águas do Lago Paranoá. O Mormaii Surf Bar promove constantemente campeonatos de wakesurfe, wakeboard, aquathlon, triathlon, travessia, corrida, entre outros.

A vista para o Lago Paranoá inspirou a arquitetura com ar praiano do Sallva Bar & Ristorante. A casa mescla duas grifes: o restaurante paulistano Sallvattore Bar e Ristorante e a Jacaré do Brasil, icônica loja de Trancoso. O resultado desta união é um espaço que foge do comum tanto pelo cardápio ítalo-contemporâneo, quanto pelo ambiente, intimista e acolhedor. O Sallva possui espaços delimitados para o bar, lounges e o restaurante. No cardápio opções de entrada, pratos principais, sobremesas e lanches, além de uma carta completa de bebidas como drinks variados criados pelo bartender. O projeto arquitetônico foi concebido para que todas as mesas que acompanham o sofá central estivessem voltadas para o belo Lago Paranoá. As paredes são forradas em lambril de madeira pintada e o teto é revestido com palha natural (trabalho executado por índios do litoral sul da Bahia), o mesmo material utilizado para as luminárias e alguns adornos. O decorador Fernando Droghetti garimpou objetos especiais – à venda sob encomenda – para decorar com charme o local de 120 lugares.

O Soho Restaurante, com dois endereços em Salvador e também em Fortaleza, elegeu o Pontão como endereço em Brasília. O local tem conceito inovador em gastronomia e ambiente e uma vista de tirar o fôlego. São 700 m2, 200 lugares (cem na varanda, 40 no mezanino e 60 no salão principal), cardápios em inglês e em braile, uma adega de 150 rótulos e estreou no Pontão o seu cardápio internacional. As Robatas que fizeram a fama internacional do Soho são carro-chefe do restaurante. São diversas opções de grelhados entre salgados e doces como camarão, lula, polvo, shimeji, shitake, picanha, carré de carneiro, queijo coalho de búfala, banana da terra e abacaxi. Destaque também para o Ceviche com cubos de peixes e frutos do mar marinados no limão e na laranja (picante). Entre as sobremesas destacam a Torta Betina (com sorvete de creme e calda de chocolate; a campeã de pedidos, a Búlgara, de chocolate com creme de leite e o Petit Gateau de Goiaba.

Serviço

Pontão do Lago Sul
SHIS QL 10, Lote 1/33 – Lago Sul
Telefone: 61 3364.0580
pontão@pontaodolagosul.com.br

Anterior ARRAIÁ NO PÁTIO BRASIL
Próximo O NAMORADO DA MINHA NAMORADA