FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA


Obras de 64 artistas plásticos, oficina, palestras e leilão de arte vão ocupar o shopping CasaPark em evento que acontecerá de 8 a 12 de novembro

Bordados com reprodução de obras clássicas, telas, pinturas, intervenções ao vivo, esculturas e instalações de grandes artistas da capital federal, do Brasil e do mundo. E, ainda, uma ode à arte sustentável, à arte contemporânea e clássica, e uma oportunidade para os artistas de Brasília e de seus arredores revelarem seus talentos. A 1ª Feira de Arte Contemporânea RARO vai reunir, em cinco dias de evento, 64 artistas com o intuito de estimular a arte local ainda tão pouco reverberada, além de colocar as pratas da casa em contato com renomados representantes das artes plásticas. E quem vai ganhar é o público de Brasília. As obras poderão ser conferidas, em primeira mão, de 8 (terça-feira) a 12 (sábado) de novembro no galpão do shopping CasaPark (Guará).

Oficinas, roda de debate com a artista plástica alemã radicada em São Paulo Adina Worcman, leilão de arte ao vivo e online, performances, exposição para todos os gostos e obras raras que
poderão ser compradas no local. Tudo isto com entrada franca, inclusive para participar da oficina de Teoria da Cor, que será ministrada pela artista plástica Maisa Ferreira, do espaço Par de Ideias (DF).

Ao todo, 42 artistas selecionados por edital e 22 convidados estarão presentes com suas peças em um galpão de eventos instalado dentro do shopping, localizado no piso térreo (acesso pelo corredor da loja WJ Design). A curadoria é de Flavita Obino Boeckel, Lourenço de Bem e Wagner Hermusche.

O evento tem início na terça-feira (8/11), das 19h às 22h. De 9 a 12 do mês, sempre das 14h às 22h. O restaurante Olivae estará presente por meio de food truck durante todos os dias da feira e fará a venda de comes e bebes. Para o evento foi preparado um cardápio especial, com típicas comidas do Cerrado brasileiro.

Respiro de arte

Adina Worcman, Adriana Marques, Anselmo Rodrigues, Betty Bettiol, o búlgaro Bisser Nai, Dulce Schunck, Elisa Lobo, Ennio Bernardo, Fernanda Curado, Helena Lopes, Lêda Watson, Leo Pincel, Luiz Kokay, Maria Vasconcelos, Marlene Godoy, Monica Menkes, Orlando Fuzinelli, Ricardo Stumm, Salma Manzano, Toninho de Sousa, Tunico Lages e Wagner Barja. Todos estes artistas renomados estarão presentes com peças selecionadas especialmente para o evento. Dentre vários trabalhos premiados, a artista plástica paulista Elisa Lobo trará seu projeto de reconstrução de obras clássicas por meio de bordados e costuras. Uma arte inclusiva que envolve e incentiva mulheres a bordar em seda.

Artista plástico, artesão e designer, o mineiro Tunico Lages também será uma das pupilas do evento. Ele chegará com o seu trabalho feito em madeiras mortas do Cerrado brasileiro. O artista plástico e escultor representante da arte naïf, Orlando Fuzinelle, também será um dos destaques. Desta vez, suas pinturas estarão sobrepostas em skates resgatados no Conic, área central representante da cultura urbana de Brasília.

Na ala dos selecionados a dedo, Ana Rúbia, Cristina Portella, Flavia Maurício com sua homenagem aos horizontes do Cerrado; Eliane Meira com a apresentação da exposição “Menos Vida”; Humberto Araújo com o projeto “Memórias da Infância”; Daniel Resende com “Origens Matriz Africana”; Monica Lion com o mote “ O Ser e o Tempo – Em Busca da Transparência”; Sandra Uga com “Itamaraty Brasil – Velejando no Paranoá”, como um tributo ao lago da capital federal; e o robô-instalação que será montado por Shirley Ferraz são também destaques do evento.
Terão ainda as telas com instrumentos musicais de Yiara Hillebrand, fotos grandes de pulseiras e broches de Virginia Scotti, dentre outros artistas, que também mostrarão seus talentos particulares.

Noite de abertura

Para das as boas-vindas a 1ª edição da Feira de Arte Contemporânea RARO, a noite de abertura, na terça-feira (8/11), vai apresentar as obras e receber os artistas a partir das 19h. No dia especial haverá ainda DJ, food truck e performances da artista plástica e dançarina paulista radicada em Brasília, Thais Kuri, e do designer e artista plástico cearense também radicado na capital, Luiz Kokay.

Thais fará uma intervenção inspirada na simbologia da defesa do meio ambiente, da ecologia e do uso consciente do papel. Já Kokay vai banhar-se no seu trabalho que mescla moda conceitual e arte para fazer uma peça, na hora, com o uso de spray. A obra poderá ser apreciada até o fim da feira, no dia 12 de novembro. A noite de abertura é aberta ao público.

Programação paralela

Nestes cinco dias de arte, de encontro e trocas de conhecimento, o evento tem a expectativa de receber cerca de 20 mil pessoas. Além das obras que estarão expostas, o público poderá ainda participar de roda de debate e do leilão de arte coordenado pela leiloeira Railda Costa. O leilão acontecerá na sexta-feira (11/11), às 20h30, no local do evento e também virtualmente pelo site www.raildacosta.com.br.

Já na quarta-feira (9/11), a artista plástica e colecionadora alemã Adina Worcman vai receber o público e convidados, às 20h, em uma palestra sobre “Arte contemporânea e o novo papel do curador”. Entrada franca.

O espaço multidisciplinar Par de Ideias estará com um estande com exposição e venda de 15 trabalhos de professores. Além disso, na quinta-feira (9/11), das 19h às 21h, haverá uma oficina gratuita de Teoria da Cor com artista plástica Maisa Ferreira. O workshop não possui pré-requisitos e será para até 30 pessoas, sendo que a inscrição é por ordem de chegada. Cada participante deve levar o seu próprio material individual para a realização do curso: lápis HB, caixa de lápis de cor com 12 cores, apontador e borracha. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sobre a 1ª Feira de Arte Contemporânea RARO

A 1ª Feira de Arte Contemporânea RARO visa introduzir o projeto-conceito da I FAC RARO e chamar a atenção para a arte local, produzida no Planalto Central. A ideia é abrir um leque de oportunidades para produção independente de artistas da capital federal, interagir com as galerias, promover a troca e uma discussão sobre arte e mercado na cadeia produtiva local das artes. Como prévia, a intervenção urbana “Cerrado – Berço das Águas” ocupou a área externa do shopping CasaPark por três dias com artistas reciclando, ao vivo, carcaças de carros antigos por meio de pinturas, fotos e instalações. O evento é uma realização da RARO Negócios Criativos e está patrocinado pela Itaipu Binacional. O shopping CasaPark apoia e recebe o projeto nesta versão.

Artistas convidados: Adina Worcman, Adriana Marques, Anselmo Rodrigues, Betty Bettiol, Bisser Nai, Dulce Schunck, Elisa Lobo, Ennio Bernardo, Fernanda Curado, Helena Lopes, Lêda Watson, Leo Pincel, Luiz Kokay, Maria Vasconcelos, Marlene Godoy, Monica Menkes, Orlando Fuzinelli, Ricardo Stumm, Salma Manzano, Toninho de Sousa, Tunico Lages e Wagner Barja.

Artistas selecionados: Ana Rúbia, Andréia Grecov , Beth Ribeiro , Cida Lemos, Celia Maldonado , Celleny Ribeiro , Cristina Portella, Daniel Resende, Eli Braga, Eliane Meira, Fabio Pedrosa, Flavia Maurício, Franzé, Humberto Araujo, Irany Poubel, Janice Affonso, Jeanne Maz, Lidia Oporto, Marcia Rosa , Monica Lion, Prabhu, Marianne Nassuno, Marlana S.Silva, Newton Scheufler , Nilton Franzoni, Donizetti Ferreira Garcia, Paulo José de Araujo , Paulo Mauricio , Ricardo Wagner , Rinaldo Morelli Rita Brasil, Sandra Uga, Sergio Ianuck , Shirley Ferraz, Sonnia Guerra, Stefania Fernandes, Stella Lopes, Sylvana Lobo, Teresinha Mazzei, Virginia Scotti, Yiara Hillebrand.

Serviço

1ª Feira de Arte Contemporânea RARO – De 8 (terça-feira) a 12 (sábado) de novembro, no Shopping CasaPark (Guará).
Abertura – Terça-feira (8/11), das 19h às 22h.
De 9 a 12 de novembro, das 14h às 22h.
Entrada franca.
Informações: 98632-1907, 98177-1935 ou no site raronc.wixsite.com/facraro/i-fac-raro
Classificação livre.

Anterior DRAG QUEEN BRASILIENSE LANÇA CLIPE
Próximo ESPECIALISTA EM CERVEJAS ESPECIAIS