FESTIVAL DE CLIQUES FANTÁSTICOS


Uma pausa no tempo ou uma viagem de infinitas leituras? Brasília Shopping recebe os cliques do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show

A arte de registrar o que pode parecer invisível provoca infinitas reações e é cercada por inúmeras definições. A fotografia pode ser um testemunho, uma pausa no tempo, um registro de cores ou sombras, magia. Não se discute, entretanto, que a reprodução do olhar atento do fotógrafo mudou o mundo… e as novas tecnologias turbinaram o clique. De 28 de março à 9 de abril, o Brasília Shopping faz uma homenagem àqueles que, com câmeras amadoras ou profissionais e até smartphones, não aceitam mais o céu como limite. A praça de exposições do centro de compras recebe a segunda exposição do ciclo de mostras 2016/2017 do Festival Internacional Brasília Photo Show, que já passou pelo JK Shopping e vai chegar ao Terraço e Taguatinga Shopping. “O BPS é um festival que recebe trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais de todas as partes do Brasil e do planeta. A técnica não é fundamental. O essencial é aquilo que a foto desperta em quem lhe dedica o olhar”, detalha Edu Vergara, fotógrafo idealizador e curador do BPS.

A mostra em cartaz no Brasília Shopping marca duas datas especiais: o aniversário da cidade e os 20 anos do centro de compras. Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília, não esconde o entusiasmo. “Nossa capital está repleta de gente que faz e acontece. O BPS é um projeto brasiliense que extrapolou o quadradinho e conquistou fotógrafos ousados. A exposição que chega ao Brasília Shopping tem uma pegada contemporânea, de inclusão, tem tudo a ver com a atmosfera que envolve a história da praça de exposições do shopping”, observa. “Os registros impressionam não somente pela beleza. Há uma sensibilidade extra no olhar dos autores, uma força que derruba barreiras geográficas, culturais, ideológicas”, acrescenta. De março a julho, os 306 trabalhos premiados em 2016 ganham os holofotes nas exposições em cartaz nos quatro shoppings. As inscrições para a edição 2017/2018 estão abertas até o dia 2 de julho. A temática é livre.

As exposições de 2017 presenteiam um espectador eclético com imagens em quadros e painéis. “Todas terão um acervo inédito, nenhuma mostra se repete. O público poderá conhecer os cliques que estão no livro da edição passada, uma obra que revela a beleza refletida pela diversidade de cada olhar, de cada clique”, relata Vergara. Oito exposições integram dois ciclos. Uma novidade do projeto é que os quadros irão a leilão – também realizado no Brasília Shopping – no fim da itinerância. O público estimado em todas as mostras é de 2 milhões de expectadores.

Na trilha do Brasília Photo Show

Os livros dos 1º e 2º Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show estão sendo distribuídos em galerias no Brasil e exterior. Na primeira edição (2015/2016), a organização do festival recebeu 5,4 mil fotos. Duas mil imagens foram habilitadas, depois de uma curadoria da equipe do BPS, para postagem no Facebook, despertando curtidas, comentários, compartilhamentos. Ao todo foram mais de 5,2 milhões de visualizações auditadas pela rede social.

Na segunda edição (2016/2017), quase 7 mil inscrições foram recebidas e 4,8 mil habilitadas e postadas no Facebook depois da curadoria do idealizador, gerando cerca de 10 milhões de visualizações auditadas pela rede social. “Recebemos desde imagens de pessoas que jamais pegaram em um equipamento profissional e capturaram, do smartphone, momentos com a exuberância e a beleza de um trabalho artístico, até fotos de profissionais que registram seu trabalho na National Geographic”, explica.

A partir daí, o público conectado ao Facebook e uma equipe de curadores ligados a galerias de arte – que trabalharam informalmente na escolha – chegaram aos mais de 600 trabalhos impressos nos livros já lançados (306 em cada edição). As publicações chamam a atenção pela estética e qualidade editorial. “As fotos que serão exibidas para o grande público no ciclo de exposições de 2017 são as que foram premiadas em 2016. Em 2018, quem participar do BPS deste ano poderá ter a obra exibida nas exposições”, enfatiza Vergara. Os livros estão à venda no site www.brasiliaphotoshow.com.br e nas livrarias Leitura espalhadas pela cidade.

A organização do festival faz questão de promover o contato dos fotógrafos com o público. Por isso, a legenda dos trabalhos expostos inclui os dados da foto premiada e o e-mail do autor. Em 2016, a novidade do livro foi a foto de capa. Ela foi clicada por Patrícia Patriota, de Brasília, que conseguiu retratar um momento único pelas lentes de um celular. “Essa imagem é a prova de a fotografia vive hoje um momento histórico e de grande transformação. Qualquer pessoa, com uma câmera profissional ou amadora, pode registrar imagens de grande impacto e emoção. Há pouco tempo atrás, isso seria uma grande blasfêmia”, brinca o curador do BPS.

Leilão

O ciclo de exposições de 2017 também tem uma novidade: o leilão que será realizado após a última exposição no Brasília Shopping. As 100 fotos melhores colocadas na edição passada vão se transformar em quadros que farão parte do Leilão Foto Social, evento que arrecadará fundos para entidades carentes do Distrito Federal. “Os lances iniciarão com valores irrisórios, mas podem atingir cifras consideráveis e ajudar muita gente. Parte da renda será destinada aos autores. É um incentivo a produzir mais e melhor”, revela Vergara. Autores como Eron Lopes Maciel, Marília Alves, Anderson Portela, Tania Carijio, Saulo Cesar, Fabrício de Lima Bueno e Sidney Cardoso, estão entre os talentos com obras no leilão.

Números BPS

BPS 2015/2016
5,4mil fotos recebidas
2 mil imagens postadas no Facebook
Mais de 5,2 milhões de visualizações auditadas pela rede social

BPS 2016/2017
6,4mil inscrições
4,8mil imagens postadas no Facebook
10 milhões de visualizações auditadas pela rede social

Cronograma de exposições:

Ciclo I
– 14 a 26 de março: JK Shopping – Exposição I (Praça Central) – Coquetel de abertura
– 28 de março a 09 de abril: Brasília Shopping – Exposição II
– 11 a 23 de abril: Terraço Shopping – Exposição III
– 25 de abril a 07 de maio: Taguatinga Shopping – Exposição IV

Ciclo II
– 09 a 21 de maio: JK Shopping – Exposição II (Corredor da Leitura)
– 23 de maio a 04 de junho: Terraço Shopping – Exposição IV
– 06 a 18 de junho: Taguatinga Shopping – Exposição III
– 20 de junho a 02 de julho: Brasília Shopping – Exposição I – Encerramento com Leilão.

Curiosidade do mundo das lentes

Você já fez uma foto hoje? Números da Futuresource Consulting mostram que, em 2015, quatro bilhões de pessoas geraram 1.2 trilhões de fotos. O estudo, publicado na Revista Amateur Photographer (Reino Unido), revela que, atualmente, fotografa-se seis vezes mais do que em 2006. A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França e Austrália. A principal ferramenta usada pelos entrevistados? O smartphone (79%).

Serviço

Exposição Brasília Photo Show 2016/2017
Local: Brasília Shopping
Data: 28 de MARÇO a 9 de ABRIL
Horário: das 10h às 22h
Onde: praça de exposições do Brasília Shopping.
Inscrições para o Brasília Photo Show 2017/2018
Data: entre 14 de março e 2 de julho de 2017
Local: www.brasiliaphotoshow.com.br
Venda dos livros: Livraria Leitura e www.brasiliaphotoshow.com.br

Anterior SAI DA REDE
Próximo QUANDO SE CALAM OS ANJOS