GABRIEL SATER NO SESCTV


Documentário e show com Gabriel Sater são exibidos no SescTV. Inéditos, os programas com o violonista e compositor serão exibidos no dia 25/9, domingo, a partir das 21h

Paulistano, criado no Mato Grosso do Sul, Gabriel Sater, 34, traz no sangue o DNA da música. Filho do violeiro Almir Sater, o violonista e compositor fala sobre sua formação e carreira em documentário da série Passagem de Som, que o SescTV apresenta no dia 25/9, domingo, às 21h (assista também em sesctv.org.br/aovivo). Na sequência, o músico toca canções autorais e de seu próprio pai, em show da série Instrumental Sesc Brasil. As produções têm direção geral de Max Alvim.

Gabriel Sater, que começou a se interessar por música com 15 anos, tinha 18 quando resolveu fazer um intercâmbio em Nova Iorque, onde morou por um ano. O artista lembra que estava descobrindo o violão brasileiro quando conheceu ali o álbum Friday Night São Francisco, dos violonistas Paco de Lucia, Al Dimeola e John McLaughlin. Segundo ele, o disco o ajudou nas bases e nas técnicas que utiliza para tocar.

Gabriel recorda que, de volta ao Brasil, em 1999, foi apresentado, por seu pai, ao violonista e compositor Yamandu Costa, que na época participava de uma turnê com Almir Sater e com o acordeonista Renato Borghetti. “Eu ainda não tinha tido acesso, mesmo vindo de uma família de músico, à música instrumental”, revela e completa “Isso abriu minha cabeça de uma maneira que eu nunca mais olhei para trás”.

Gabriel Sater conta que naquele ano começou a estudar com o maestro gaúcho Cristiano Kotlinski, adepto à música brasileira e de fronteira, tanto populares como eruditas. O repertório passeava por chamamés, polcas, choro, jazz e bossa nova. Alguns desses ritmos, além de tangos e boleros, Gabriel diz que já ouvia na casa de seu avô, Fuad Sater, mas na época não pensava em ser músico. Unindo tudo que ouviu e aprendeu em sua vida e inspirado no trabalho do pai, Gabriel moldou o seu estilo, registrado em três álbuns lançados por ele, sendo um totalmente instrumental.

O documentário apresenta ainda a paixão de Gabriel pela natureza e a sua experiência como ator na novela Meu Pedacinho de Chão, da Rede Globo, e no musical sertanejo Nuvem de Lágrima, em que atuou como protagonista. A produção contempla também depoimentos do pianista Bruno Piazza, da atriz e dramaturga Anna Toledo e do músico e ator Paulo Miklos; e o ensaio do show do violonista para a série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No espetáculo, sucessos de sua carreira, como Doma, de Almir Sater e Zé Gomes, e Adios Noniño, de Astor Piazzolla; além de duas inéditas e autorais, Rio Negro e Tigre do Rio, que estarão em seu próximo álbum. João Gaspar, no violão; Álvaro Couto, no acordeon e teclado; e Paulinho Vicente, na bateria, acompanham o artista.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Gabriel Sater
Estreia: 25/9, domingo, a partir das 21h
Reapresentações: 26/9, segunda, às 16h30; 27/9, terça, às 9h30; 28/9, quarta, às 11h; 29/9, quinta, às 13h; e 1/10, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Informações para imprensa:
SESCTV – Assessoria de Imprensa
Jô Santina – 11-2076-3587
josantina@sesctv.sescsp.org.br
Setembro/2016

Da Redação | Foto Piu Dip
Sugestões portalaquitem@gmail.com * Pautas aquitemredacao@gmail.com

Anterior NOVA CAMPANHA DO MCLANCHE
Próximo CACCIATORE CHARCUTARIA