IDENTIDADE: SAIBA ONDE TIRÁ-LA


Carteira de identidade: saiba onde e como tirá-la, serviço é oferecido em postos do Na Hora e em delegacias da Polícia Civil

Essencial no dia a dia de todo cidadão, a carteira de identidade pode ser tirada em Brasília em 15 locais (veja a relação abaixo) e fica pronta em até uma semana. Têm direito ao documento brasileiros — de qualquer idade, natos ou naturalizados — e cidadãos portugueses beneficiados pelo Estatuto da Igualdade e Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal. Para obter o registro pela primeira vez não é preciso pagar a taxa de R$ 42.

A gratuidade se estende também para a solicitação da segunda via nas seguintes situações: pessoas com deficiência; aquelas cuja renda seja inferior ou igual a um salário mínimo; idosos (desde que contenha a expressão Maior de 65 anos na primeira identidade); se o documento tiver sido roubado ou expedido com erro por servidores da Polícia Civil; e se contiver a inscrição Validade Técnica das Impressões Digitais – 1 ano.

Nos casos em que há cobrança, o valor deve ser depositado na Agência nº 100 do Banco de Brasília (BRB), conta corrente nº 013.094-8, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Distrito Federal (FUNPCDF). Segundo a corporação, em 2015, foram expedidas 216.609 carteiras.

Documentação

Para emitir a identidade pela primeira vez ou nas outras que se fizerem necessárias, a documentação obrigatória é a mesma. O tipo de documento a ser levado varia: brasileiros natos têm de apresentar certidão de nascimento e, se for o caso, de casamento (exigência feita também a viúvos, separados judicialmente ou divorciados). Os naturalizados devem levar certificado de naturalização. Para os portugueses, pede-se o Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres. Deve-se apresentar via original ou cópia autenticada em cartório.

O requerente não precisa mais levar fotografia. Agora, ela é tirada pelo próprio sistema, no momento da identificação. Podem constar na carteira os números do cadastro de pessoas físicas (CPF); dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); e do título de eleitor.

Locais

Quem quiser tirar o documento deve comparecer a postos do Na Hora ou a delegacias da Polícia Civil de Brasília. São 15 opções distribuídas nas seguintes regiões administrativas: Asa Sul, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará II, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

O horário de atendimento e o prazo estimado para entrega variam de acordo com o local procurado. Nos postos do Na Hora, o serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Já as delegacias atendem de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. No primeiro caso, a retirada do documento é após dez dias. No segundo, depois de quatro dias úteis.

Endereços e horários de atendimento:

Asa Sul

1ª Delegacia de Polícia (DP)

Setor Policial Sul

Das 12 às 18 horas

Brazlândia

18ª DP

Quadra 3, Área Especial nº 4

Das 12 às 18 horas

Ceilândia Sul

Na Hora

Shopping Popular

QNM 11, Área Especial, Lote 3, Ceilândia Sul
Das 7h30 às 18 horas

Gama

Na Hora

Shopping do Gama

Área Especial nº 1, SCE, Entrequadra 55/56
Das 7h30 às 18 horas

Guará II

4ª DP

EQ 15/26, Área Especial

Das 12 às 18 horas

Paranoá

6ª DP

Quadra 33, Área Especial s/n

Das 12 às 18 horas

Planaltina

16ª DP

Quadra 19, Conjunto A, Área Especial nº 1, Setor Residencial Leste 4

Das 12 às 18 horas

Plano Piloto

Na Hora

Rodoviária do Plano Piloto (plataforma inferior)

Das 7h30 às 18 horas

Recanto das Emas

27ª DP

Quadra 305, Conjunto 1, Lote 2, Área Especial

Das 12 às 18 horas

Riacho Fundo I

Na Hora

Shopping Riacho Mall, 2º andar, QN 7, Área Especial nº 1

Das 7h30 às 18 horas

Samambaia

32ª DP

QN 308, Conjunto 1, Lote 1

Das 12 às 18 horas

Santa Maria

33ª DP

Avenida Alagados, CL 114, Lote A

Das 12 às 18 horas

São Sebastião

30ª DP

Quadra 2, Conjunto 2, Lote 1, Bairro São Bartolomeu

Das 12 às 18 horas

Sobradinho

Na Hora

Quadra Central, Edifício Serra Shopping, Subsolo

Das 7h30 às 18 horas

Taguatinga Sul

Na Hora

QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8, Pistão Sul

Das 7h30 às 18 horas

Da Redação | Foto Tony Winston/Agência Brasília
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior OLHOS ABERTOS NAS FÉRIAS
Próximo CELINA LEÃO ENCONTRARÁ OBAMA