INTI ILLIMANI COM ENTRADA FRANCA


Inti Illimani faz apresentação única em Brasília com entrada franca. Grupo é considerado figura emblemática da nova canção chilena e traz show do 36º disco “Teorias das Cordas”. Quarta, 27 de julho, no Teatro Pedro Calmon

Um dos mais tradicionais grupos de música folclórica da América Latina, o Inti Illimani, faz apresentação única em Brasília, dia 27 de julho, às 19h, no Teatro Pedro Calmon. O grupo chileno, cujo nome significa ‘Sol do Illimani’ (montanha perto de La Paz, Bolívia), traz o show do seu trigésimo sexto álbum, “Teorias das Cordas”, lançado no final de 2014. O disco reúne uma seleção especial de ritmos latino-americanos composta pelo conjunto e homenageia grandes compositores da “Nova Canção Chilena”, como Violeta Parra e Victor Jara.

“Teoria das Cordas” leva em seu nome o conceito de uma das teorias mais famosas da física, segundo a qual todas as partículas fundamentais são, em realidade, manifestações diferentes de um objeto básico: uma corda. De acordo com a visão de Inti Illimani, esta ideia “ganha sentido no elemento musical que tem imortalizado todas suas grandes criações: seus instrumentos e as cordas das quais bons frutos foi possível tirar”.

É um convite a uma vigem mágica e poderosa através do tempo, no qual se entrelaçam, harmoniosa e virtuosamente, os ventos das flautas e os charangos andinos com sons e ressonâncias mediterrânicas damúsica da Itália, um país onde o Inti Illimani passou boa parte de seu longo exílio.

No show, o Inti Illimani também apresentará temas clássicos que fazem parte de sua produção ao longo do tempo. O grupo musical completou meio século e atravessou fronteiras em diferentes continentes. Já dividiu palco com artistas como Bruce Springsteen, Sting, Mercedez Sosa e Milton Nascimento. Atualmente, é composto pelos músicos Jorge Coulon, Marcelo Coulon, Efrén Viera, Daniel Cantillana, Manuel Meriño, Christián González, Juan Flores, César Jara y Camilo Lema.

Uma longa viagem de cinco décadas

O Inti-Illimani conta com milhões de discos vendidos em todo o mundo, com apresentações e shows em mais de 58 países, com o reconhecimento mundial e a interpretação virtuosa de mais de 30 instrumentos de sopro, percussão e cordas.

A banda compartilhou palcos e tocou com artistas do nível de Bruce Springsteen, Sting, Peter Gabriel, Tracy Chapman, John Williams, Paco Peña, Mercedes Sosa, Silvio Rodríguez, Milton Nascimento, Danielle Silvestre, Lucio Dalla, Franco Simone, Joan Baez, Marta Gómez, Isabel Parra, Georgina Hassan y Victor Heredia, entre outros.

Eles também estiveram em importantes palcos como Royal Albert Hall, Royal Festival Hall e Barbican, em Londres; Teatro Olimpia, Auditorio UNESCO y Theatre de la Ville, em París; Concert Gbou em Ámsterdam; Koncert Huset em Estocolmo; Alte Oper em Frankfurt; Arena de Verona, Piazza della Signoria em Florencia; Teatro Griego em Siracusa e Plaza Mayor em Madrid.

Em 2012, quando completaram 45 anos de carreira ininterrupta, celebraram este aniversário com uma turnê pelo Chile e com dois concertos lotados no Teatro Caupolicán de Santiago, em agosto do mesmo ano.

A banda foi formada em 1967 por um grupo de jovens estudantes em um porão da Universidade Técnica do Estado, agora chamada de Universidade de Santiago, no Chile. O conjunto surge no seio do movimento chamado “Nova Canção Chilena” que se desenvolve principalmente entre 1965 e 1973.

Desde 1973, ano do golpe no Chile que derruba o governo de Salvador Allende, os integrantes se erradicaram na Europa, especificamente na Itália. A partir da década de 1980, a carreira acumulou um sucesso depois do outro, alcançando os primeiros lugares do ranking italiano e reunindo inumeráveis discos de ouro e platina. Sua produção adiciona, até agora, mais de 40 álbuns.

Serviço

Show do Inti Illimani – “Teoria das Cordas”
Data: quarta-feira, 27 de julho
Local: Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano
Horário: 19h
Entrada franca
Os ingressos serão distribuídos de 25 a 27 de julho, no Instituto Cervantes de Brasília e na Embaixada do Chile no Brasil, entre 10h e 18h
Instituto Cervantes: SEPS 707/907 Lote D
Telefone: 3242-0603
CI: Livre
http://brasilia.cervantes.es

Da Redação | Foto Daniel Corvillon
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior PAPO EM ESPANHOL SOBRE DALI
Próximo RESTAURANT WEEK NA SEGUNDA