DICAS PARA ENFRENTAR O LEÃO


Imposto de Renda 2016: A dica é não deixar para a última hora, a contadora Rita de Cássia ensina como se preparar para enfrentar o leão

Segundo a Receita Federal, o programa do Imposto de Renda 2016 deve ser disponibilizado no site depois do Carnaval. Ainda assim, para a contadora Rita de Cássia de Aguiar Soares, o contribuinte já pode começar a se preparar para prestar contas, evitando atrasos e imprevistos.

O início do recolhimento das declarações começa no dia 1º de março e, de acordo com Soares, é importante começar levantamento e organização dos documentos necessários para comprovar o Imposto de Renda. “Isso facilita o preenchimento do programa e garante que nada será esquecido”, observa. “Vale lembrar que a Receita já disponibilizou uma ferramenta de rascunho que permite o preenchimento da declaração. Depois, basta importar o arquivo para o programa da Receita”.

O prazo de entrega das declarações do IR 2016 se encerra em 29 de abril. Entre as mudanças previstas, algumas já são conhecidas. Pelas regras divulgadas até então, terão de declarar a renda pessoas que tiveram uma renda tributável acima de R$28.123,91 em 2015. “Estão isentos contribuintes que ganhem até R$1.903,98”, observa Soares. “Outro ponto que merece atenção especial é que profissionais liberais, como advogados, médicos e psicólogos deverão comprovar o CPF do cliente, especificando cada pagamento recebido”, acrescenta.

Sobre Rita de Cássia de Aguiar Soares – Sócia fundadora da empresa Atos e Fatos Contabilidade, desde o ano de 2005, Rita de Cássia de Aguiar Soares possui mais de vinte anos de experiência na área de contabilidade. É graduada em Ciências Contábeis e pós graduada em Planejamento Tributário, Gestão e Auditoria Tributária, e já atuou como contadora de grandes empresas, tanto no Distrito Federal quanto em Goiás.

A contadora é especializada em contabilidade para empresas do setor de serviços, e, mais especificamente, empresas ligadas à área de saúde. É também especialista no regime tributário SIMPLES (Lucro Presumido e Lucro Real), Legislação Tributária do ISS/ICMS, e Legislação Trabalhista e Previdenciária.

Sobre a Atos e Fatos Contabilidade – Fundada em 2005, a Atos e Fatos Contabilidade atende empresas ligados ao setor de serviços, com ênfase para as empresas da área de saúde, como clínicas, hospitais e profissionais liberais.

Da Redação | Foto John Download
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior IMPROVÁVEL EM BRASÍLIA
Próximo HIV AUMENTA ENTRE JOVENS NO DF