MERCADO INDEPENDENTE


Mostra impulsiona mercado de publicações independentes em Brasília. A Motim reúne, entre 4 e 6 de novembro, criadores e selos de todo o Brasil na capital. Terceira edição amplia atuação com programação de cursos voltados à área

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro é realizada a terceira edição da Motim – Mercado de Produção Independente, no Sindicato (SHIGS 705, Bloco A, casa 35). O evento reúne produções independentes de artistas de todo o País, com peças como pôsteres, zines, gravuras, fotografias, revistas, lambes e adesivos. Na lista dos expositores e artistas que compõem a mostra neste ano estão SHN (SP), Siren, Gurulino, Caio Gomez, Felipe Sobreiro, Coletivo Transverso, Vulva Revolução e Dente Selo. Nesta edição será lançado o Jornal Pimba. Como atrações musicais, estão escalados Confronto Sound System, Nice & Deadly e Megaton Dub.

Para os idealizadores da mostra, Felipe Honda e Leandro Mello, o objetivo é “ser um movimento que incentiva a produção cultural, promovendo cursos para capacitar novos produtores de publicações trazendo ferramentas para impulsionar o segmento”, explica Felipe. Neste ano, a Motim tem o apoio do Espaço Comoequetalá, entidade voltada à capacitação de profissionais criativos e da Pupila Experiências Criativas, que promove cursos voltados à habilidades manuais.

O evento começa na sexta-feira (4), às 19h, com a abertura da exposição “Desobediência Civil”, composta por obras de diversos artistas. No sábado (5), é realizada a abertura da feira de produções independentes, a partir das 10h. Serão lançados os fanzines “Tudo começa no mesmo lugar”, “O mundo não é matemático” e “Geometria do espaço vazio”, feitos pelas artistas Luda e Mariana Carpanezzi, e também a terceira edição do Jornal Pimba.

Às 14h, é realizado o Camiseta da Hora, projeto de Leandro Mello, que tem como proposta estampar peças de roupas usadas e incentivar a reciclagem e sustentabilidade. A música começa às 16h com Confronto Sound System, Nice & Deadly e Megaton Dub.

No domingo (6), a movimentação começa às 10h, com o lançamento da 4ª edição da Revista Smegma. Às 14h tem o lançamento livro “While you’re” pela editora Estereográfica, e também a segunda rodada do Camiseta da Hora.

Cursos

Neste ano a feira realiza paralelamente às atividades expositivas, uma programação de cursos que começa no dia 31 de outubro e se estende até o dia 8 de novembro. O local das aulas é o mesmo das demais ações. Nos dia 31 de outubro e 1º de novembro, Vanessa Navarro, da Pupila Experiências Criativas, ensina a técnica da encadernação manual das 18 às 22h. A prática serve para quem produz livros e publicações manuais. A serigrafia é o tema do curso dos artistas Melo e SHN (SP), nos dias 7 e 8, das 18 às 22h. O desenhista Gabriel Góes ministra aulas de quadrinhos nos dias 7 e 8, das 18 às 22h. Inscrições e mais informações sobre os cursos estão no site comoequetala.com.br.

Sobre a Motim

A feira teve sua primeira edição em 2014, como forma de comemorar o aniversário do Sindicato, espaço multiuso e multidisciplinar, onde artistas e produtores das áreas de HQs e serigrafia fazem residência artística e criativa.

Serviço

Motim – Mercado de Produção Independente
No dia 4 de novembro, a partir das 19h; 5 e 6 de novembro, a partir das 10h.
Entrada gratuita.
No Sindicato (SHIGS 705, Bloco A, casa 35)
Classificação indicativa: 18 anos
Mais informações: (61) 8549-5709 (Felipe Honda)
Classificação Indicativa: 18 anos

Página do evento no Facebook: facebook.com/events/1588963041410336
Guia sobre os expositores: www.motimbsb.com.br/expositores.html
Informações sobre os cursos paralelos: www.comoequetala.com.br

Da Redação | Foto Divulgação
Sugestões portalaquitem@gmail.com * Pautas aquitemredacao@gmail.com

Anterior COACHES EXTRAORDINÁRIOS
Próximo UMA COMÉDIA DE OUTRO MUNDO