MIKE DEODATO NO VÍDEOGAMESHOW


Conheça a trajetória de Mike Deodato, cartunista que saiu da Paraíba e hoje é um dos principais quadrinistas da Marvel. Uma das atrações do VGS 2017, o desenhista revela um pouco do seu percurso na esfera dos HQs

O VídeoGameShow 2017 está chegando ao Taguatinga Shopping para movimentar o cenário pop em Brasília. Dos dias 20 a 23 de abril, quem é fã desse universo pode conferir presenças de youtubers, cosplayers e muitas outras atrações. Cartunista da Marvel há mais de dez anos, Mike Deodato que estará presente em todos os dias do evento, irá passar um pouco da sua experiência para os aficcionados em quadrinhos.

Mike Deodato carrega no sangue a arte de desenhar. Isso porque seu pai, Deodato Borges, foi o primeiro cartunista do nordeste brasileiro. Ele fez a primeira publicação ainda na década de 1970. “Passei a vida vendo ele desenhar, ele colecionava quadrinhos, era amante de desenho. Quando decidi seguir a mesma carreira, ele me deu todo apoio”, relembra Mike.

Aos 17 anos, o quadrinista da editora norte-americana lançou seus primeiros HQs, entre eles, a revista A história da Paraíba em quadrinhos. “Nessa época eu e meu pai trabalhávamos em dupla. Ele escrevia e eu desenhava. Ficamos conhecidos, chegamos a publicar na editora abril, até vir o contato da artcômics, para trabalhar fora do País”, conta.

Quando chegou aos Estados Unidos trilhou uma longa jornada até conseguir uma vaga na Marvel. “Não foi da noite para o dia. O processo foi bem parecido com o que vivi no Brasil. O caminho lá fora também não é fácil”, afirma Deodato, que passou por editoras pequenas até ser chamado para desenhar a Mulher Maravilha na DC Comics. Seus desenhos fizeram tanto sucesso que as vendas triplicaram, e ele se tornou mais conhecido no país.

Pouco tempo depois, mais uma vitória chegou à vida de Mike. Ele foi chamado por uma das mais conhecidas editoras de revista em quadrinhos do mundo, a Marvel Comics. Sua primeira publicação foi um HQ de Os Vingadores. “Foi a realização de um sonho. Sair da Paraíba e desenhar super-heróis que sempre li quando criança, foi demais. Se bem que a correria era tanta que nem tinha tempo de pensar no patamar que eu tinha chegado.”

Mercado brasileiro

O quadrinista explica que as novas tecnologias facilitaram a publicação e que o cenário independente cresce no Brasil, apesar da instabilidade econômica. “O mercado brasileiro vai muito bem. A internet trouxe a possibilidade de os cartunistas mostrarem seus desenhos, sem necessariamente precisar de uma editora. E ao mesmo, ganham notoriedade. Na minha época não tinha isso, hoje é mais fácil”, considera.

Mike ressalta que, quem quer fazer carreira nessa área deve se esforçar e ficar ligado nas oportunidades que surgirem. “A dica que eu dou a quem está começando, é a de não esperar por grandes editoras. Trilhar o seu próprio caminho. Usar o que tiver a mão, que a partir da qualidade do trabalho o reconhecimento vem”, orienta.

Em breve, o desenhista apresenta novidades. Ele está em fase de produção do HQ Old Logan, que mostra a continuidade da vida de Wolverine, um dos personagens X-Men. A revista deve estar disponível para venda a partir de maio. “O bom de quadrinho é que precisamos estar sempre aprendendo, são um monte de áreas em uma só. Você é o diretor de cinema, o ator, tudo depende da sua imaginação. De estar sempre aprendendo”, diz Deodato.

O artista está ansioso por sua participação no VGS 2017. “Eu quero interagir com o pessoal, levar alguns quadros, preparei uns esquetes”, adianta, e completa. “Eventos como esse são parques de diversão para o público, e no Brasil é melhor ainda. O VídeoGameShow é um termômetro de como esse nicho está crescendo”, conclui.

VÍDEO GAME SHOW

O evento vai reunir alguns dos youtubers mais conhecidos no Brasil — entre eles Rezende Evil, Dani Russo, Everson Rosso, Vilhenha e Caracol Raivoso. Além disso, estão confirmadas as presenças do escultor Alex Oliver e do ator americano Daniel Pesina, que atuou no jogo Mortal Kombat I e II.

Alex Oliver é um dos artistas plásticos brasileiros de maior renome no cenário mundial. Nasceu em Fortaleza, mas foi inicialmente em São Paulo, e mais tarde na Califórnia (Estados Unidos), que conseguiu promover seu trabalho. A inspiração para as primeiras criações foi a trilogia Star Wars. Atualmente, Alex tem como principais referências livros e filmes.

Já o ator americano Daniel Pesina é um lutador de artes maciais que se tornou muito conhecido ao interpretar os ninjas dos jogos Mortal Kombat e Mortal Kombat II. Depois disso, participou de outros games e, atualmente, é professor da Chicago Wushuguan School, uma escola americana de artes chinesas.

Serviço

VÍDEO GAME SHOW 2017
Quando: de 20 a 23 de abril de 2017.
Onde: Taguatinga Shopping (Taguatinga Sul – DF).
Horário: das 13h às 21h, de quinta (20) a domingo (23).
Informações: contato@videogameshow.com.br
Classificação indicativa livre.

INGRESSOS

Individual diário – 56 reais.
Combo 4 dias – 168 reais.

Ingresso VIP diário – 240 reais.

*VALORES REFERENTES À MEIA-ENTRADA E SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

**COSPLAYS E DOADORES DE 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL TAMBÉM PAGAM MEIA.

PONTOS DE VENDAS

Lojas físicas:

Taguatinga Shopping, 3º piso (Taguatinga Sul – DF).
Kid Games Asa Sul (215 Sul).
Kid Games Águas Claras Shopping, 1º piso (Águas Claras – DF).
Central de Ingressos do Brasília Shopping (Asa Norte).

On-line: www.videogameshow.com.br ou www.eventim.com.br/videogameshow.

Anterior TEM HORTA NA PÁSCOA DO JK SHOPPING
Próximo RAPPERS COM SUAS RIMAS NA ORLA