MISSÃO CRULS EM EXPOSIÇÃO


Celebrando os 57 anos da capital de todos os brasileiros, a Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade recebe a exposição Missão Cruls do Arquivo Público do Distrito Federal sobre os antecedentes de Brasília e a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, responsável pela demarcação do Distrito Federal.

A mostra traz aos brasilienses um pouco da história do cientista, astrônomo e engenheiro belga Luiz Cruls, que chefiou os trabalhos de demarcação do Distrito Federal entre julho de 1892 a janeiro de 1893. Cruls foi designado pelo então presidente Floriano Peixoto a comandar a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil a qual, após meses de pesquisa científica, escolheu e delimitou o espaço para mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, que foi inaugurada décadas depois, em 21 de abril de 1960.

Fotos e mapas retratam, em oito painéis, 26 meses de trabalho de 22 cientistas e pesquisadores transportando instrumentos científicos e mantimentos por regiões inóspitas e de difícil acesso, e investigando uma área de 14.400 quilômetros quadrados. Isto possibilitou que, mais de 60 anos depois, fosse construída a cidade de Brasília, hoje tombada como patrimônio cultural brasileiro e da humanidade.

A exposição é uma realização da Diretoria de Pesquisa, Difusão e Acesso do Arquivo Público do Distrito Federal e está aberta para visitação na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, uma das 7 Maravilhas de Brasília, até dia 30 de abril.

Serviço:

Exposição: Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil
Local: Templo da Boa Vontade
Visitação: de 3 a 30 de abril
Horário: todos os dias inclusive sábados, domingos e feriados, das 8 às 20h.
Endereço: SGAS 915, Lotes 75/76 – Asa Sul, Brasília/DF
Informações: (61) 3114-1070 / 3114-1023

Anterior LOCA COMO TU MADRE EM FESTA
Próximo HISTÓRIAS SOBRE ÁGUA