MOSTRA ENTRE QUADRAS


Exposição Entre Quadras homenageia Plano Piloto de Brasília. Fotografias mostram arquitetura escultórica da capital e ação humana sobre essa mesma arquitetura

O Plano Piloto é o personagem das 40 fotografias de José Roberto Bassul e Zuleika de Souza que compõem a mostra Entre Quadras, na Alfinete Galeria. A abertura da exposição, que tem a curadoria de Graça Ramos, ocorrerá no dia 8 de abril.

Há 60 anos, um júri composto por cinco arquitetos e dois engenheiros escolheu, entre 26 participantes, o projeto de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília. Três anos depois, a cidade foi inaugurada e, em 1987, a Unesco incluiu o Plano Piloto de Brasília na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nas palavras de Graça Ramos, “a arquitetura escultórica com seus volumes e sombras, na poética de Bassul, e a presença da ação humana sobre essa mesma arquitetura, na narrativa composta por Zuleika, propõem reflexões sobre as transformações ocorridas ao longo da existência da Capital”.

Arquiteto e fotógrafo, José Roberto Bassul apenas nasceu no Rio de Janeiro, pois vive em Brasília desde a inauguração. Fotografou intensamente na juventude. Na década de 1980, abandonou a fotografia para dedicar-se à arquitetura. Retomou a atividade fotográfica há três anos, quando começou a desenvolver um trabalho autoral voltado para a arquitetura, a paisagem urbana e para aspectos humanos da vida contemporânea. Seus trabalhos foram publicados na revista eletrônica inglesa minimalissimo.com, especializada em arte contemporânea e minimalista, e na Magazine PHOTO, tradicional revista francesa dedicada à fotografia. Tem obras na Coleção Joaquim Paiva e no acervo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília.

Nascida e criada junto com Brasília, Zuleika de Souza fotografa desde 1982. Em sua trajetória profissional estão passagens pelas redações do Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Bsb Brasil, Revista Excelência, Agências Agil e Bg Fotojornalismo. Colaborou para as revistas Senhor, Manchete, Playboy, Vip, IstoÉ, Veja, Cláudia, Marie Claire e Vogue. Participou de publicações importantes, como os livros Alfabetização Solidária e 500 anos do Brasil. Integrou mostras coletivas de fotografia em Brasília e pelo Brasil. Produziu e fez a curadoria da mostra Brasília Fotoforum, em 2005. Realizou as exposições individuais Deusas, Um olhar sobre a moda brasileira e, mais recentemente, Chão de flores.

Serviço

Exposição de fotografias Entre Quadras, de José Roberto Bassul e Zuleika de Souza
Onde: Alfinete Galeria – CLN 103 Bloco B loja 66 – Asa Norte, Brasília – DF
Quando: Abertura sábado, 8 de abril, às 18h
Visitação: Quinta e sexta, das 14h30 às 18h; Sábado, das 15h às 20h. Até 29 de abril.

Anterior CORUMBÁ 4
Próximo MARCIA MASTRO NO OUTRO CALAF