MOSTRA TEATRAL VIRA LATA NO CENA


“Teatro de Guerrilha” é como, carinhosamente, os artistas teatrais definem um trabalho feito de forma independente, sem nenhum tipo de patrocinador ou apoiador financeiro.

A cada dia, atores e diretores têm se reunido em projetos que não contam com nenhum tipo de subsídio, pois há outro caminho de produção cultural quando não há participação em editais públicos ou apoio de instituições privadas.

Pensando nisso, o diretor Diego de Leon idealizou e produziu a Mostra Peças Vira-Latas, uma antologia de três espetáculos produzidos por ele nos últimos três anos em Brasilia. Durante os finais de semana de outubro, o Espaço Cena Brasília se transformará no palco de diferentes histórias. Além da obra inédita “Virginia não mora aqui”, a Mostra conta com as peças “Os Beatniks em ‘A Gaivota'”, de 2013 e “Admirável Mundo Cão”, de 2015.

Além do caráter ousado da produção das três peças, o conteúdo dos espetáculos também conta sobre indivíduos “vira-latas”: sujeitos sem pedigree, que afrontam a vida de frente e se recusam a se render. A mostra é uma oportunidade de oferecer ao público bons espetáculos produzidos por artistas da cidade… Artistas que nem sempre podem apresentar seus trabalhos por falta de perspectiva financeira, mas que continuam produzindo peças de qualidade e com embasamentos teóricos e estéticos, alimentando o fluxo da produção cultural independente do DF.

OS ESPETÁCULOS

“Admirável Mundo Cão”
-Quintas e Sextas, 21 horas
(06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de outubro)

A peça conta a história de duas amigas que se conhecem num setor de comercio brasiliense. Uma passa os dias atrás de um balcão vendendo sorvete de iogurte e a outra se desdobra nas funções de vendedora, caixa e gerente de uma loja de sapatos ortopédicos. É durante a “hora do cigarro” que as duas acabam se conhecendo, se afeiçoando e colocando em prática a ideia de um dia se tornarem estrelas do rock.

Concepção e direção: Diego de Leon
Concepção e atuação: Karinne Ribeiro e Elisa Carneiro
Dramaturgia: Marco Michelangelo
Diretora assistente e concepção de trilha sonora: Fernanda Alpino
Iluminação: Ana Luisa Quintas
Cenário: Coarquitetos – Danilo Fleury e Maíra Guimarães

“Os Beatniks em ‘A Gaivota'”
– Sábados e Domingos, às 18 horas
(08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro)

Em uma releitura do clássico russo “A Gaivota”, de Anton Tchekhov, um grupo de atores, sem cenário e sem figurino, tenta montar uma peça clássica russa, brincando com a realidade e a ficção, misturando ambos e confundido personagens com atores. Em suma, uma mistura de Tchekhov com Shakespeare, Pirandello e comédias chapolinescas.

Direção e dramaturgia: Diego de Leon
Elenco, cenário e figurino: Alexandra Medeiros, Diego de Leon, Tati Ramos e Xiquito Maciel

“Virgínia não mora aqui”
– Sábados e Domingos, às 21 horas
(08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro)

A inédita “Virginia não mora aqui” mostra um jovem casal de artistas recém premiado que é ultrajado por um diretor presunçoso e sua esposa descontrolada numa noite que parece não ter fim. O jogo de ironias e alfinetadas dita o ritmo da peça, que tem em sua essência algo de filme clássico norte americano com pitadas de ironia sobre os metiês artísticos da atualidade, dentro de um contexto assumidamente brasiliense.

Dramaturgia e Direção: Diego de Leon
Elenco, cenário e figurino: Alexandra Medeiros, Diego de Leon, Josuel Junior e Tati Ramos
Produção: Ana Wadovski

MOSTRA PEÇAS VIRA-LATAS

Local: Espaço Cena Brasília – 205 Norte
Classificação Indicativa das três peças: 14 anos
Ingressos: R$20,00 (meia-entrada para cada espetáculo, com doação de alimentos não perecíveis)
Informações: 61 99963-0211

Anterior MIOPIA EM 53,4% DOS HABITANTES
Próximo ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO HÍPICA HALL