NOVA LITERATURA BRASILEIRA


Carol Bensimon discute o conto brasileiro no terceiro encontro de LITERATURAS, no CCBB. A escritora gaúcha ministra oficina literária seguida de debate, que contará com a participação da atriz Camila Guerra e mediação de Paulo Paniago.

Dando sequência ao projeto LITERATURAS [Encontro com Autores da Nova Literatura Brasileira], na segunda-feira, 20 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe a gaúcha Carol Bensimon, escolhida como uma das melhores jovens escritoras brasileiras pela revista inglesa Granta. Das 17h às 19h, Carol Bensimon ministra Oficina Literária sobre o Conto Brasileiro e, em seguida, participa de debate com o público, das 20h às 21h30, mediado por Paulo Paniago, com intervenções da atriz Camila Guerra, que lê textos escritos por Bensimon.

Pensado como projeto multidisciplinar — unindo oficinas literárias, ciclo de debates e leituras dramáticas –, os encontros de LITERATURAS são mensais, acontecem até julho e têm por objetivo levar ao CCBB DF os expoentes da novíssima literatura brasileira, escrita por autores entre os 30 e 40 anos, em seus vários gêneros: romance, crônica, conto, literatura dramática, poesia e história em quadrinhos.

Até julho estão confirmados a dramaturga Daniela Pereira de Carvalho; o romancista e crítico literário Julián Fuks, vencedor do Prêmio Jabuti 2016 de Melhor Romance, com A Resistência; o quadrinista Gabriel Bá e a poetisa Laura Erber.

Oficinas Literárias

As Oficinas Literárias são gratuitas e os interessados devem se inscrever por e-mail enviado à produtora do projeto: textointermidia@textointermidia.com.br. No corpo do email devem constar o nome completo do interessado, idade, ocupação, RG, CPF e responder à pergunta: Por que quero me inscrever na Oficina Literária sobre Conto Brasileiro?

As inscrições para a oficina com Carol Bensimon podem ser feitas até o dia 16 de março. Os inscritos serão selecionados pela produtora e os selecionados comunicados por e-mail até o dia 17 de março.

Os debates de LITERATURAS são gratuitos e abertos ao público, sendo que as senhas para cada bate-papo devem ser retiradas na bilheteria do CCBB BSB, a partir das 19h.

Sobre o Autora

Carol Bensimon nasceu em Porto Alegre em 1982. Publicou o livro de contos Pó de Parede (Não Editora, 2008), e dois romances, Sinuca Embaixo d’Água (2009) e Todos Nós Adorávamos Caubóis (2013), ambos publicados pela Companhia das Letras. É mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. Seus livros foram traduzidos na Argentina e na Espanha e, em 2017, Todos Nós Adorávamos Caubóis será lançado nos Estados Unidos. Carol Bensimon é também colunista do jornal Zero Hora e do Blog da Companhia.

PARA ROTEIRO

LITERATURAS [Encontro com Autores da Nova Literatura Brasileira]
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

ENCONTRO COM CAROL BENSIMON
Data: 20.03.2017 – Segunda-feira

OFICINA LITERÁRIA (Gratuita)

Horário: 17h às 19h
Inscrições pelo email: textointermidia@textointermidia.com.br até 16 de março
Informações para inscrição: no corpo do email: nome, ocupação, idade, RG. CPF, e responder à pergunta: Por que quero me inscrever na Oficina Literária sobre o Conto Brasileiro?

DEBATE (Gratuito)

Horário: 20h às 21h30
Mediação: Paulo Paniago
Atriz: Camila Guerra
Entrada Franca – Mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Classificação indicativa: 16 anos
Centro Cultural Banco do Brasil
(SCES, Trecho 2, Brasília/DF, tel.: 61 3108-7600)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Mediação: Paulo Paniago e Julliany Mucury

20 Março
ENCONTRO COM CAROL BENSIMON \ Conto
Atriz: Camila Guerra

19 Abril
ENCONTRO COM DANIELA PEREIRA DE CARVALHO \ Literatura Dramática
Ator: Luiz Felipe Ferreira

22 Maio
ENCONTRO COM JULIÁN FUKS \ Romance, Conto, Crítica Literária
Ator: Luiz Felipe Ferreira

19 Junho
ENCONTRO COM GABRIEL BÁ \ Quadrinhos
Serão apresentadas imagens do trabalho do quadrinista

24 Julho
ENCONTRO COM LAURA ERBER \ Poesia
Atriz: Camila Guerra

Anterior HERMETO PASCOAL & NAVE MÃE
Próximo MÚSICA ROCKXX – MULHERES NO ROCK