NOVACAP FAZ EXPOSIÇÃO NO PÁTIO


Novacap faz exposição no Pátio Brasil De 1º a 11 de setembro, quem passar pela Praça Central do shopping poderá conferir a exposição que celebra os 60 anos da companhia, com fotos históricas dos primeiros anos de Brasília

No dia 19 de setembro de 1956 nascia uma empresa com uma única, mas muito importante missão: gerenciar e coordenar a nova capital do Brasil. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital, a Novacap, foi criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, ainda no Rio de Janeiro, e cumpriu o seu papel. Entre os primeiros funcionários estavam servidores como Israel Pinheiro, primeiro presidente da companhia, e os diretores Bernardo Sayão, Ernesto Silva e Iris Meinberg, além de Oscar Niemeyer à frente do Departamento de Urbanismo e Arquitetura.

Com a Novacap, cada monumento, edificação e detalhe do projeto de Lúcio Costa e dos traços de Niemeyer receberam a impressão digital de todos os funcionários da companhia. E é esta história que o Pátio Brasil vai mostrar. De 1º a 11 de setembro, o shopping recebe a exposição comemorativa pelos 60 anos da Novacap, com 36 fotos em preto e branco e três veículos/máquinas históricas do acervo da Novacap: um fusca adquirido em 1985, de 1600 cilindradas, movido a álcool, que ainda é usado pela companhia para serviços administrativos internos; um trator Ford 8BR de 1959, primeiro modelo fabricado no Brasil, que participou ativamente na implantação da arborização e paisagismo da cidade; e uma vibroacabadora de asfalto, comprada pela companhia em 1956 e usada para pavimentar boa parte das ruas e avenidas de Brasília.

A exposição é gratuita e ficará na Praça Central do Pátio Brasil. O horário para visitação é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo e no feriado de 7 de setembro, das 12h às 20h. Mais informações: (61) 2107-7400.

Serviço

Exposição NOVACAP 60 ANOS – A história da criação de uma Capital
Dias: 1º a 11 de setembro de 2016
Local: Praça Central do Pátio Brasil
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo e no feriado de 7 de setembro, das 12h às 20h.
Entrada: gratuita
Informações: (61) 2107-7400

Da Redação | Foto Mario Fontenelle
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior KALO FILHOS DO VENTO NO CCBB
Próximo ASFALTO HORROROSO NA CIDADE