NOVOS PRODUTORES CULTURAIS


Curso gratuito formará novos produtores culturais em Brasília. Capacitação reunirá instrutores de renome no cenário local e nacional em aulas presenciais e virtuais. Projeto busca investir na entrada de mulheres no mercado cultural e na formação de novos produtores no DF.

Estão abertas as pré inscrições para a 2ª edição do Curso Livre de Capacitação em Produção Cultural, promovido pela NTCA Produções em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB). O curso é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) da Secretaria de Cultura. O curso é gratuito e tem carga horária de mais de 60h entre parte teórica e prática além de certificação de curso de extensão.

O projeto busca instrumentalizar profissionais para uma visão ampla, multidisciplinar e criativa da elaboração, gestão e execução de projetos culturais. “Brasília é um grande centro da produção cultural atualmente e, por isso, ainda está carente de cursos e eventos de formação e capacitação, de uma visão atualizada das novas ferramentas para atuação cultural e economia criativa”, explica Fabio Pedroza, produtor, professor e um dos responsáveis pelo curso. “Queremos formar novos perfis, preparados para atuar em um ambiente tão dinâmico quanto o Distrito Federal vem, cada vez mais, exigindo de quem aposta em diversidade cultural”.

Em sala de aula, será possível compreender melhor o papel do produtor cultural, as etapas da produção, o mercado de trabalho e as áreas de atuação possíveis para os novos profissionais. Na etapa prática do curso, os alunos ainda terão a oportunidade de elaborar projetos culturais reais que, após avaliação dos instrutores proponentes, poderão ser aplicados em eventos locais, ainda durante a formação.

O curso será ministrado pelos produtores culturais Janaína Montalvão, Fabio Pedroza e Fabrício Ofuji, que atuam há mais de 15 anos no mercado. Além disso, professores convidados, locais e nacionais, fazem parte da grade de colaboradores com o objetivo de formar os novos produtores culturais com uma visão sistêmica da comunicação e produção de eventos.

Compromisso social

O curso irá oferecer cotas prioritárias de 50% das vagas para mulheres com o objetivo de estimular a equidade de gênero no mercado cultural. Também serão destinadas até 20 vagas com bolsa de transporte para as Regiões Administrativas do DF com maior índice de vulnerabilidade social. “O objetivo é oferecer oportunidade de acesso à pessoas que queiram fazer o curso e não podem muitas vezes pelo simples custo de transporte da nossa cidade. não é muito, mas acreditamos que seja um começo”, explica Fabio.

Histórico

A primeira edição do curso foi realizada entre setembro e dezembro de 2013. Foram mais de 200 inscritos, 80 participantes e cerca de 40 produtores concluindo um plano de aulas com mais de 100 horas entre etapas prática e teórica. “A procura foi grande à época e vimos que estava na hora de retomar esse circuito de formação, tão essencial para a cultura local. O objetivo é manter esse tipo de trocas constantemente em Brasília”, explica Fabrício Ofugi.

O que vai rolar?

O curso será dividido em dois módulos: um teórico, composto por 14 aulas (42h); e um prático (25h), subdividido em uma etapa virtual (15h) e outra presencial (10h).

Conheça algumas das abordagens propostas pelo curso:
Características do mercado de trabalho e as áreas de atuação;
Especificidades do setor cultural;
Elaboração de projetos e eventos;
Interação com o governo e com a iniciativa privada;
Leis de incentivo e fomento;
Economia criativa;
Relacionamento com áreas afins: design e comunicação, entre outros.

Serviço

2ª edição do Curso Livre de Capacitação em Produção Cultural
– Nos dias 7, 8, 9, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 de junho e 3 e 4 de julho, no Instituto Federal de Brasília das 19h às 22h (nos dias 24 e 25 as aulas serão realizadas no evento Picnik – https://www.facebook.com/PicnikNoCalcadao)
– Inscrições:
https://www.sympla.com.br/2-edicao-curso-livre-de-capacitacao-em-producao-cultural__150608
A confirmação do pré cadastro será realizada, por ordem de chegada, no dia 7 de junho, das 18h às 19h, antes da primeira aula que será aberta a todos os inscritos.
– Informações:
https://www.facebook.com/ntcaproducoes/
contato@ntca.com.br
(whatsapp) 61 981357575

Anterior MIRACULOUS VOLTA A BRASÍLIA
Próximo BENEDICTE MAURSETH NO SOLO MÚSICA