ESPETÁCULO DO GRUPO TRIPÉ


Segundo trabalho de criação do Grupo Tripé, “O NOVO ESPETÁCULO (Tudo está à venda) volta à USINA Centro de Arte e Entretenimento para nove apresentações, entre julho e dezembro deste ano.

Com direção de Similião Aurélio, o trabalho teve dramaturgia e encenação criadas tendo como mote a criança, o espírito do jogo e a veracidade e intensidade do universo infantil.

Em um espaço único e não-dividido, a chamada “quarta parede” foi abaixo, derrubando assim a diferenciação entre atores e público. Isso dá ao espectador a possibilidade ativa de decidir sobre tudo, desde o ângulo que assistirá a cena, até se quer ou não pular corda com os atores e jogar balões d’água na cena. A posse de uma lanterna que dá a ele também a escolha de iluminar o que quiser e quando quiser.

Através de uma dramaturgia ficcional situada em 2103, o público é apresentado ao Planeta Terra depois da sua 3ª Guerra Mundial, que depois de 70 anos teve como vencedor o Ditador Haeser II, que passou a governar todo o planeta e, uma vez no poder, proibiu a liberdade de expressão, cerceou as liberdades individuais e iniciou uma perseguição a todos aqueles que não seguissem as regras do novo governo. A sociedade se dividiu em três, aqueles que seguem o ditador, aqueles que foram feitos escravos e alguns poucos que conseguiram fugir. Um dia, um jovem livre presencia a morte de toda a sua família, porém consegue fugir. Ao se deparar com os fatos, o jovem promete restaurar a paz e se vingar do Ditador.

Entre os capítulos da história o espectador é levado a um estado de jogo, onde a principal regra é brincar, e, a partir disso participa de jogos, brincadeiras, desafios, danças, interações, sempre com total liberdade de escolha para participar ou não. O espectador é, desde o início, levado a entender que pode participar desse jogo, e, a partir disso, ter uma nova e diferenciada experiência teatral. Navegando entre o real, o efeito de real e a ficção, o espetáculo tem momentos como a participação de uma pessoa da plateia para fazer uma cena, ou o momento onde uma cena é leiloada pra uma única pessoa veja, fazendo com que o público tenha diferentes olhares e sensações e que o espetáculo tenha momentos únicos a cada apresentação.

No fim do espetáculo, quando o Herói consegue concluir sua jornada, o DJ Kurup entra em cena e, com sua participação especial, faz uma metáfora sobre o fim da tirania, o poder da arte e da celebração da vida.

Serviço

“O NOVO ESPETÁCULO (Tudo Está à Venda)”
DATAS: de julho a dezembro de 2016 – 20/07; 17 e 18/08; 28 e 29/09; 19 e 20/10; 10/11; 1º/12
LOCAL: USINA Centro de Arte e Entretenimento (SOFN Quadra 01 Conjunto B Lote 12)
HORÁRIO: sempre às 20h
INGRESSO: contribuições espontâneas a partir de R$20, a inteira; e R$10, a meia. Ingresso gratuito para estudantes de graduação em Artes e alunos de escolas públicas do DF.
INFORMAÇÕES: (61) 9 8425-6885 / www.grupotripe.com

FICHA TÉCNICA
Texto e Dramaturgia: Similião Aurélio e Grupo Tripé
Direção: Similião Aurélio
Elenco: Ana Quintas (Elisa Carneiro), Davi Maia, Gustavo Haeser e Miguel Peixoto
Iluminação: Grupo Tripé
Desenho de Luz: Ana Quintas
Direção Musical: Miguel Peixoto
Cenografia e Figurinos: Similião Aurélio e Grupo Tripé
Fotos: Nathalia Azoubel

Participação Especial: DJ Kurup

Direção de Produção e Elaboração de Projeto: Gustavo Haeser
Gestão de Projeto e Produção Executiva: Desvio Produções Culturais
Produção Associada: Jamburana Produções

Da Redação | Foto Nathalia Azoubel
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior PORTAL DO VOLUNTARIADO NO DF
Próximo CLÍNICA DO REAL MADRID EM BRASÍLIA