REMOÇÃO DE TATUAGEM AVANÇADA


Tecnologia para remoção de tatuagem avança na dermatologia. Laser em picossegundos permite a eliminação de cores até então difíceis, em menor número de sessões.

Carregadas de significados, as tatuagens transformam a pele em um verdadeiro quadro de arte. Mas o entusiasmo com que muitos pacientes se submetem à realização de um desenho pode ser substituído pelos sentimentos de arrependimento e de frustração. De acordo com uma revista médica inglesa, até 50% dos tatuados gostariam de voltar atrás, e a procura por tratamentos de remoção aumentou 40% do primeiro semestre de 2014 para o de 2015.

Dr. Ricardo Fenelon
Dr. Ricardo Fenelon

Na dermatologia, a tatuagem é considerada uma lesão intencional, feita de maneira artificial, e que pigmenta regiões do corpo. Os avanços da tecnologia, hoje, permitem remoções sem danos à pele. Uma das últimas novidades para esse tipo de processo é o laser Picosure, que utiliza impulsos que são 100 vezes mais curtos que os antes utilizados com o laser de nanossegundos. Em função dessa velocidade, podem “quebrar” também os pigmentos mais claros, convertendo-os em minúsculas partículas facilmente eliminadas pelo organismo. Ele também atua com maior facilidade em cores como o azul e o verde, até então de difícil remoção.

“A diferença dessa tecnologia para as demais é que a incidência do laser na pele é muito mais rápida e seu poder de destruição é muito maior, logo, além do processo durar menos, também irá provocar menores lesões na pele. Outra vantagem será o tempo de recuperação, que será mais rápido”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon. Ele ainda ressalta que os resultados, apesar de satisfatórios, são variáveis. Dependem da profundidade e da qualidade do material utilizado.

O tempo de tratamento depende de fatores como: tamanho e a idade/tempo da tatuagem, o tipo de tinta utilizado e as cores presentes no desenho. No caso de tatuagens pretas o procedimento pode variar de três a seis sessões para serem removidas, enquanto as coloridas necessitam de um número maior, de oito a dez sessões. O dermatologista ainda alerta sobre os cuidados que se deve ter na hora de escolher um profissional e um local adequado para a realização da tatuagem. “Não podemos esquecer os riscos para a saúde. Além de causar problemas de pele como reações alérgicas, queloides e inflamações, também podem ser tóxicas”, diz Fenelon.

Serviço

CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON
Dermatologia – Cosmiatria – Laser
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF
Tel.: (61) 3326.2213
clinica@ricardofenelon.com.br
www.ricardofenelon.com.br

Anterior CAMPEONATO DE FUTEBOL DIGITAL
Próximo MARCELO BARBOSA LANÇA CLIPE