SEGUNDA EDIÇÃO DO DIA D+ AMOR


Fim de semana especial para autistas no Pátio Brasil. Para comemorar o Dia Mundial do Autismo, o shopping promoverá nos dias 1 e 2 de abril a segunda edição do Dia D+ Amor, em parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil, com palestras, talk shows, sessão de teatro em tela e aulas de ginástica e música para crianças autistas. Uma programação gratuita e especial para todas as famílias que convivem com esse Transtorno
Desde 2007, o dia 2 de abril ficou definido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Autismo. Uma data para ajudar as famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conscientizar aqueles que ainda desconhecem o problema. E o Pátio Brasil apoia essa causa. Por isso, em parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), o fim de semana dos dias 1 e 2 de abril terá uma programação especial sobre o tema, com palestras, talk shows, desabafos, atividades físicas e de lazer para as famílias e, principalmente, para as crianças autistas. Tudo gratuito, na Praça Central.No sábado, a programação começa às 14h, com o Desabafo do Movimento Orgulho Autista. Logo depois, às 16h, haverá um circuito de ginástica artística com Heitor de Mendonça, especialista em ginástica para autistas. Na sequência, às 17h, o circuito será de psicomotricidade, com Robert Weder Dias, também especialista na área. O dia termina às 18h, com uma sessão de teatro em tela, com a exibição da peça “Chapeuzinho Vermelho”.

No domingo, dia 2 de abril, a programação começa às 14h, com a contação de histórias e divulgação do livro sobre autismo “Sara vai a uma Sinfonia Azul”, de Gisele Gama. Às 15h será hora de aula de música para eles, com Ana Carolina Steinkopf, do projeto Uma Sinfonia Diferente. Depois começam as palestras: às 16h sobre “Sinais e Sintomas de Alerta do TEA”, com o psiquiatra infantil Thiago Blanco, e às 17h sobre a “Importância da Alimentação no Desenvolvimento dos Autistas”, com a nutricionista e mãe de autista, Patricia Costa.

O evento termina com um Talk Show sobre as dificuldades e prazeres de quem tem um filho com essa particularidade, reunindo mães de autistas, a vice-presidente e a diretora do MOAB, a editora do site Roteiro Baby Especial, além de médicos especialistas no assunto. Haverá ainda, nos dois dias, brinquedos infláveis e brinquedoteca para as crianças.

O TEA é o transtorno do neurodesenvolvimento infantil, caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Esses comportamentos muitas vezes se manifestam pelo interesse intenso e focalizado em um assunto em particular; com movimentos corporais estereotipados (como agitar as mãos) e uma sensibilidade aumentada a sons ou texturas.

O conceito de espectro reflete a ampla gama de desafios e até que ponto que as pessoas com autismo podem ser afetadas. A ocorrência é de que cerca de um em cada 100 pessoas tem um TEA. Sabe-se que é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas. A qualidade de vida de muitas crianças e adultos pode ser significativamente melhorada por um diagnóstico precoce e a indicação de tratamento.

PROGRAMAÇÃO DIA D+ AMOR
Um fim de semana especial para valorizar crianças e adultos com autismo

SÁBADO, 1 DE ABRIL DE 2017
14h às 18h: Brinquedos infláveis e brinquedoteca para crianças
14h: Desabafo autista com o Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB)
16h: Circuito de ginástica artística com Heitor de Mendonça, especialista em ginástica para autistas
17h: Circuito de psicomotricidade com Robert Weder Dias, especialista em psicomotricidade para autistas
18h: Sessão de teatro em tela, com a exibição da peça “Chapeuzinho Vermelho”

DOMINGO, 2 DE ABRIL DE 2017
14h às 18h: Brinquedos infláveis e brinquedoteca para crianças
14h: Contação de histórias e divulgação do livro sobre autismo “Sara vai a uma Sinfonia Azul”, de Gisele Gama
15h: Aula de música para autistas, com Ana Carolina Steinkopf, do projeto Uma Sinfonia Diferente
16h: Palestra “Sinais e Sintomas de Alerta do TEA”, com o psiquiatra infantil Thiago Blanco
17h: Palestra “Importância da Alimentação no Desenvolvimento dos Autistas”, com a nutricionista e mãe de autista, Patricia Costa
18h: Talk Show com tema: “As dificuldades e prazeres em ter um filho autista”, com os seguintes convidados:
Tatiana Lima – mãe de autista e vice-presidente do MOAB
Isaura Sarto – mãe de autista e editora do Roteiro Baby Especial
Margareth Halil – mãe de três autistas adultos e diretora do MOAB
Thiago Blanco – psiquiatra infantil e vice-presidente do CRM-DF
Patricia Costa – nutricionista e mãe de autista

Local: Praça Central do Pátio Brasil
Entrada: gratuita
Informações: (61) 2107-7400

Anterior MÚSICA CONTAGEM REGRESSIVA PARA ZAZ
Próximo ANAPROSA OBJETOS DE ARTE