TARDE CULTURAL


Águas Claras recebeu evento que prestigia a arte urbana. Grafite, skate, artesanato, food trucks e muita música, movimentaram a Praça das Gaivotas no último sábado

Entre arranha céus, muros, grades, carros e uma cidade fria, Águas Claras também clama por cultura. Com raros eventos e pequenas iniciativas, aos poucos, a história cultural da cidade começa a ser construída.

Mesmo com poucos eventos gratuitos e artísticos, o público da cidade apreciou a tarde cultural que foi realizada último sábado (07/11). A Praça das Gaivotas localizada na Quadra 301 de Águas Claras, foi palco do evento Intervenções Urbanas, que promoveu o encontro de diferentes atividades educativas-culturais.

Com realização da Administração Regional de Águas Claras e a Secretaria de Estado e Trabalho, o objetivo do evento foi desenvolver a arte do grafite como forma de entretenimento e maior participação dos jovens.

A tarde de sábado foi dividida em oficina de grafite, expositores – artesãos, skate e uma exposição da Ong Programando o Futuro. O público ainda pode apreciar muita música com o Dj Benjamin Duanny.

Conhecido na noite de Brasília, Águas Claras prestigiou pela primeira vez o trabalho de Benjamin Duanny
Conhecido na noite de Brasília, Águas Claras prestigiou pela primeira vez o trabalho de Benjamin Duanny

Com diversos painéis pela praça, crianças e adultos puderam ter contato pela primeira vez com os sprays. Foi o caso de Virgínia Souza, de 14 anos, ela informou que nunca tinha feito nada parecido “É muito diferente grafitar, nunca tinha feito isso, mas estou adorando”.

Virgínia Souza aproveitando a oficina
Virgínia Souza aproveitando a oficina

O artista idealizador do projeto e das oficinas de grafite, André Luiz, conta que vivencia dessa arte durante oito anos e planeja levar o projeto para outras cidades “O projeto Oficina de Grafite, acontece há algum tempo e essa é a primeira vez que idealizamos e colocamos em prática nas cidades satélites. A ideia é levar para várias regiões”, analisa.

O projeto do artista André Luiz, além de ensinar arte através do grafite, promove bate papo sobre drogas, pichação e vivências
O projeto do artista André Luiz, além de ensinar arte através do grafite, promove bate papo sobre drogas, pichação e vivências

Ong Promovendo o Futuro

Além das atividades de lazer realizadas na praça, foi possível prestigiar um cantinho de conhecimento e sustentabilidade.
O ônibus do projeto Programando o Futuro estava estacionado recebendo dúvidas e informando sobre o que fazer com o lixo eletrônico. A ong faz parte da rede Estação de Metarreciclagem, responsáveis por pontos de coletas de lixo eletrônico em Brasília e no Entorno.

“O objetivo do projeto consistem na capacitação técnica de jovens e adultos, o reuso de computadores e equipamentos de informática e a reciclagem. É necessário termos locais adequados para jogar nosso lixo eletrônico para que ele possa ser transformado em algo útil e voltar para a sociedade”, avaliou Vilmar Simion, que é participante da ONG e recepcionava os visitantes do ônibus.

Com uma infinidade de fios, cabos e outras engenhocas, a exposição contou com a impressionante e desejada impresora 3D. Essa, foi construída pelo Refael Aguilar, que participa do projeto desenvolvendo diferentes processos de criação. Ele desenvolveu a impressora com peças recicladas de produtos sucatiados. “A ideia é popularizar a impressora 3D, porque com ela é possível reciclarmos produtos para o nosso dia a dia”, afirma o inventor, que utilizou 17 peças distintas e teve o custo de aproximadamente R$600, enquanto uma impressora simples no mercado não custa menos de R$4000.

Refael Aguilar criou a impressora 3D com produtos ricicláveis
Refael Aguilar criou a impressora 3D com produtos ricicláveis

Mais informações

Oficina de Grafite: onealsprayarts@gmail.com // (61) 8562-0018
Ong Promovendo Futuro: www.doeseucomputador.org.br // (61) 3559-1111

Por Fernanda Sá  |  Fotos Alex Monteiro
Sugestões portalaquitem@gmail.com

logo_portal_aqui_temLEIA MAIS NOTÍCIAS DE ÁGUAS CLARAS EM NOSSO PORTAL
SKATE E HIP HOP EM ÁGUAS CLARAS
COACHING ITINERANTE NA CIDADE
GATOS FAZEM SUCESSO EM ÁGUAS CLARAS
PROJETO DO PARQUE CENTRAL
NOVO ADMINISTRADOR NA CIDADE
D’LURDES INAUGURA PIZZARIA
OUTRAS NOTÍCIAS

Anterior ÚLTIMA COTA DO IPTU 2015
Próximo CHILLI BEANS LANÇA COLEÇÃO