TREM BÃO DE BRASÍLIA A GOIÂNIA


Apresentado estudo final sobre trem que ligará Brasília a Goiânia. Governadores Rodrigo Rollemberg e Marconi Perillo tiveram acesso ao documento na ANTT

A conclusão do estudo de viabilidade do trem que ligará Brasília a Goiânia foi apresentada nesta quinta-feira (10), na sede da ANTT (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3). Baseada na análise, a execução do projeto se dará por meio de parceria público-privada. O modelo dela será formatado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e levado aos governos distrital e estadual envolvidos e à União.

Os governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo, estiveram na apresentação com outros representantes dos Executivos brasiliense — como o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas — e goiano e do Ministério dos Transportes. A deputada distrital Liliane Roriz (PRTB) também participou.

“Esse é um projeto estratégico para o desenvolvimento da região, ousado, de grande envergadura”, destacou Rollemberg. “Dando tudo certo, deve ser para 2017.”

O projeto

O documento detalha informações como número de passageiros a serem atendidos, possíveis valores para tarifa e tamanho de cada uma das cinco estações. Inicialmente, estavam previstos três pontos de embarque e desembarque: em Brasília, Anápolis e Goiânia. No entanto, a análise, contratada em maio de 2013 pela ANTT, mostrou a necessidade de outras duas paradas, devido à demanda — uma em Santo Antônio do Descoberto e outra em Águas Lindas, ambos municípios goianos.

Ainda segundo o estudo, serão necessários cerca de R$ 7 bilhões para executar o projeto. Os recursos virão dos governos federal, estadual e distrital e da iniciativa privada.

Da Redação  |  Foto Tony Winston/Agência Brasília
Sugestões portalaquitem@gmail.com

Anterior ENFEITES DE 4,5 MILHÕES PARA 147 MIL
Próximo ORGANIZAÇÃO PARA AS FESTAS